Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Conhecer vinícolas e degustar vinhos movimentam roteiros de viagens pelo mundo

Conhecer vinícolas e degustar vinhos é atividade que harmoniza gastronomia, história, cultura e turismo, sendo uma boa forma de decidir o destino da próxima viagem
09:47 | Jul. 25, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um vinho leve para a entrada, um tinto para o prato principal e o do Porto para a sobremesa. Esta é a receita perfeita para harmonizar o paladar e aproveitar a combinação gastronômica entre refeições e a bebida do sumo da uva, de acordo com a sommelière e enófila - pesquisadora do assunto - Karime Loureiro, "apaixonada por vinhos há mais de uma década".

"O vinho ta no sangue e no sobrenome, porque 'Loureiro' é uma uva branca", explica. Filha de portugueses, Karime ressalta que teve contato com o líquido devido à família. "Todo roteiro de viagem acabava nas videiras. Eu percebi como eu gostava disso e resolvi me educar". A sommelière completou em 2019 a visita a cem vinícolas em todo o mundo, entre Brasil, Portugal, Chile, Argentina e Espanha. Dentre elas, ressalta que seu local preferido para conhecer os espaços de cultivo das videiras - e um com melhor custo benefício para brasileiros - é na cidade de Mendoza, na Argentina. Já em território nacional, a preferência é a vinícola Luiz Argenta, no município de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul.

Tomar o vinho diretamente da área de produção, para a enófila, é uma experiência que envolve mais do que a garrafa em si, mas "história, paixão, trabalho e família". O deleite de uma taça na ocasião certa é experimentar uma bebida que está em constante mudança. "É uma bebida viva. Se eu abro uma garrafa da safra de 2014 hoje, é uma sensação. Se eu a abro daqui a um ano, é outra experiência", narra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ideia é a mesma para Hamilton Nogueira, jornalista e apreciador de vinhos. A multiplicidade dos sabores faz da experiência ainda mais inusitada. "Mesmo se você repetir o procedimento sempre, terá colheitas diferentes", ressalta. Amante da bebida há 15 anos, ele explica que sempre tentou aprender sobre vinhos em revistas e com a própria experiência. Viajante, já conheceu diversas vinícolas e bodegas, o que o oportunizou a acompanhar de perto toda a produção da vinificação, desde a colheita até o engarrafamento. O melhor da experiência de uma boa taça, de acordo com o jornalista, vai ainda além do sabor. É sobre compartilhar um momento com os amigos. "Você toma cerveja e uísque com quem não gosta, mas só toma vinho com quem gosta", explica.

Então, se o desejo é pegar a taça e viajar para conhecer regiões famosas pelas videiras, André Linheiro, sommelier e empresário da loja Brava Wine, indica que a vinícola Luiz Argenta, no Rio Grande do Sul, é uma das mais bonitas do mundo, além do melhor custo-benefício. Mas se o desejo é botar o pé na estrada para lugares mais longínquos, a região Douro, em Portugal, e a cidade de Champagne, na França, são suas favoritas para aprender sobre a bebida.

Clique na imagem para abrir a galeria

 

 

 

Uma experiência em Bordeaux

Viajar o mundo em busca das melhores safras é programação cultuada por sommelières, enófilos e apreciadores. A agência Casablanca Turismo montou novo roteiro para a cidade Bordeaux, na França, uma das mais famosas nesse universo. A proposta é passear por cinco vinícolas da região para degustar vinhos e acompanhar sua produção desde o cultivo das videiras até o engarrafamento, além do acompanhamento do enófilo Jonny Wolf. A viagem acontece de 30 de setembro a 7 de outubro e pretende levar os 18 viajantes para aprender ainda mais sobre a bebida da melhor forma: abrindo a garrafa e enchendo a taça.

O roteiro será de oito dias, o que inclui passeio a vinícolas e museus, além de dois dias em Paris, que finaliza a viagem com um roteiro cultural, além de um jantar com harmonização de vinhos e luz de velas.

Viagem por Bordeaux, França

Quando: de 30/9 a 7/10

Quanto: 2990 € (euros)

Outras informações: (85) 3466 6000

 

Para conhecer vinícolas:

Flores da Cunha - Brasil

Mendoza - Argentina

Valle del Maipo - Chile

Bordeaux - França

Champagne - França

Porto - Portugal

Região do Douro - Portugal

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar