Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mostra Sesc de Culturas chega a quatro cidades cearenses do Sertão Central

Evento pretende dialogar linguagens culturais com a tradição das cidades sertanejas
21:39 | Jul. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tradicional no Cariri, a Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central do Ceará, pela primeira vez, ocupando Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Senador Pompeu. De 25 a 28 de julho, o evento reunirá manifestações culturais em diversas linguagens que dialogam com as riquezas históricas e artísticas da região. São 65 atrações gratuitas que acontecem durante os dias da Mostra, distribuídas em 19 espaços nos quatro municípios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A programação se divide em sete categorias, entre música - na cidade de Quixadá e Quixeramobim -, artes cênicas, literatura, tradição, audiovisual, artes visuais e ações formativa. A Mostra também planeja oficinas gratuitas em Quixadá e Quixeramobim (fotografia com smartphones, figurino, maquiagem e caracterização).

Na programação musical, destacam-se nomes como a banda Jota Quest - responsável pela abertura, na Praça do Leão, em Quixadá - e Fausto Nilo e Moraes Moreira, que se apresentam em conjunto no encerramento do evento, na Praça da Prefeitura, em Quixeramobim.

Entre as outras manifestações, destacam-se apresentações de rua de grupos e companhias teatrais, bate-papos com mestres de cultura do Estado, exibição de filmes cearenses e para crianças e uma “caravana literária” dedicada à escritora Rachel de Queiroz.

Turismo sertanejo

O evento também é possibilidade de explorar as belezas naturais do Sertão Central, bem como sua arquitetura, tradições e cultura. As cidades de Quixadá e Quixeramobim, por exemplo, estão a 163,5 km e 204,6 km de distância de Fortaleza, respectivamente, conforme levantamento do Anuário do Ceará. Os municípios são conhecidos principalmente pelos monólitos e formações rochosas que se intercalam na paisagem do sertão. Quixadá é famosa, inclusive, pelo formato inusitado de uma de suas rochas, a “Galinha Choca”, vizinha ao açude do Cedro - outro ponto turístico que reúne visitantes do mundo inteiro.Já Quixeramobim, terra natal do líder de Canudos, Antônio Conselheiro, dispõe de uma estátua em homenagem à personalidade e de diversas trilhas e sítios arqueológicos.

Ibaretama, a 145 km de Fortaleza, dispõe da chamada “Serra azul”, pico da região que chega a mais de 700 metros de altura e que diversifica a vegetação entre subgrupos da caatinga. Já Senador Pompeu, a 273 km da Capital, é conhecida por construções de ferro e a chamada Caminhada da Seca, peregrinação religiosa anual que ocorre em homenagem às vítimas dos confinamentos forçados aos atingidos pela seca em 1930. A cidade inclusive contém o primeiro campo de concentração tombado no Estado, um conjunto de 12 casas que terá sua cerimônia de tombamento no próximo dia 20

Serviço

Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central

Quando: 25 a 28 de julho

Onde: Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Senador Pompeu

Confira a programação completa

Destaques musicais

Quinta-feira, 25

Jota Quest Acústico

Quando: 20 horas

Onde: Praça do Leão, em Quixadá

Sexta-feira, 26

Tradições Vanguardistas

Quando: 20 horas

Onde: Praça Memorial Rachel de Queiroz, em Quixadá

Ritmos do Brasil

Quando: 22 horas

Onde: Praça da Matriz, em Quixeramobim

Parahyba e Cia Bate Palmas

Quando: 22 horas

Onde: Praça do Memorial Rachel de Queiroz, em Quixadá

Sábado, 27

Concerto aos três climas

Quando: 20 horas

Onde: Praça da Matriz, em Quixeramobim

Colcha de Retalhos

Quando: 20 horas

Onde: Praça do Memorial Rachel de Queiroz, em Quixadá

Relicário de Canudos

Quando: 22 horas

Onde: Praça da Matriz, em Quixeramobim

Parahyba Ska Jazz Foudantion

Quando: 22 horas

Onde: Praça do Memorial Rachel de Queiroz, em Quixadá

Domingo, 28

Fausto Nilo e Moraes Moreira

Quando: 20 horas

Onde: Praça da Prefeitura - Quixeramobim

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar