Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Espetáculo musical resgata história do Nordeste em apresentação única neste domingo

"NordesteS" acontece no Theatro José de Alencar e ressalta a diversidade cultural da região por meio da música. O musical é realizado a partir do projeto "Conexões Sonoras", conduzido por Aparecida Silvino
08:21 | Out. 02, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cantar é expressar-se de uma forma coletiva, leve e singular. O projeto Conexões Sonoras - formado pela parceria entre o Centro Cultural Canto da Apá e o Theatro José de Alencar - apresenta neste domingo, 6, “NordesteS”, espetáculo que revisita e resgata a história e a trajetória da região Nordeste por meio de dois atos musicais. O show toma forma no palco do Theatro José de Alencar e pretende ressaltar a diversidade de expressões culturais da região que resistem ao tempo.

Dirigido pela cantora Aparecida Silvino, o espetáculo reúne em seu repertório canções que retratam o Nordeste em suas diferentes faces, como a resistência, a influência da seca e suas tradições. Nomes como Luiz Gonzaga e Dominguinhos integram a trilha sonora, que será interpretada por crianças, no primeiro ato, e cantores, no 2º, todos alunos do Canto da Apá. Dividido em “futuro” e “presente”, a ideia, de acordo com a diretora Aparecida Silvino, é de perceber que o futuro do Nordeste já existe e necessita de orientação.

Aparecida ressalta que o musical surgiu após sentir que poderia responder com música ao preconceito voltado ao Nordeste. Minha maneira de responder às críticas é com a música, com paz… Quando lancei essa ideia para os cantores, eles acharam fantástico”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alfabetizada em música antes mesmo do português, a diretora ressalta que a música é uma forma de ligar as pessoas, uma arte que estimula a coletividade e a paz. “Eu creio que a música é algo que a gente recebe, que vibra em nós, se transforma em som e chega nas pessoas do jeito que elas precisam. No Canto da Apá, eu preparo pessoas que nunca cantaram na vida. Quando as levo para o Theatro José de Alencar, elas vão e cantam lindamente, sem pressão, sem competição”, assegura Aparecida.

Dividida em cinco apresentações anuais, o Conexões Sonoras deve promover ainda este ano mais uma apresentação em meados de dezembro, em que o tema será ligado com as festividades de final de ano.

NordesteS

Quando: domingo, 6 de outubro, às 15 horas

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Quando: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)

Venda: na bilheteria do Theatro

Outras informações: (85) 3101 2583

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar