Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Com shows e aula de dança, Porto Iracema das Artes comemora aniversário nesta quinta, 29

A celebração começa às 17h30 com aula de dança, shows de Luiza Nobel e banda Pulso de Marte e feirinha de arte. Gratuito
15:31 | Ago. 28, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Vida longa ao Porto Iracema das Artes! Nesta quinta-feira, 29 de agosto, a escola de criação e formação artística comemora 6 anos de existência e, principalmente, resistência. Fundado em 2013, o Porto Iracema vem se consolidando como espaço de descoberta e aprimoramento de habilidades para artistas, agindo como um propulsor da arte cearense.

A festa de aniversário começa às 17h30min da data, e será celebrada com música, aula de dança e feira de arte. A cantora Luiza Nobel e a banda Pulso de Marte, artistas do Laboratório de Música da Escola, se apresentam no dia, que conta, também, com aula aberta Danças Africanas Ancestrais e uma Feirinha de Artes com trabalhos de diversos artistas da Cidade. Toda a programação é gratuita e ocorrerá nas ruas do entorno da Escola

O Porto lançará, ainda, convocatória para a Mostra Poéticas das Águas, que tem como objetivo promover processos de sensibilização para a preservação da água. “Fizemos uma programação baseada nos projetos desenvolvidos pelo próprio Porto. Realizamos atividades ao longo de todo o mês para comemorar o aniversário, e a de amanhã marca o encerramento dessas celebrações”, conta Bete Jaguaribe, diretora de formação do Instituto Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com balanço da instituição, ao longo desses seis anos, 128 projetos foram desenvolvidos no Porto, envolvendo mais de 400 artistas. Gratuitamente, a escola desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, ofertando Cursos Básicos, Técnicos e Laboratórios de Criação.

“São resultados muito potentes que nos indicam como o Porto se consolidou neste últimos seis anos. Hoje, a Escola tem o papel de ser um lugar em que a arte e o ato criativo se façam da forma mais plena possível. O artista precisa ser livre para criar, e é o que viemos fazendo. A Escola é um lugar de pensamento crítico, experimentação estética e ambiente de encontro”, conta a diretora. Ela ressalta que terá início, ainda este mês, o projeto "Arte Livre", com debates, encontros e oficinas para reforçar a defesa da democracia no País.

A cearense Natália Maia, uma das roteiristas de “Pacarrete” - longa premiado no 47º Festival de Gramado -, começou no Porto sua formação em Cinema. “O Porto formou muita gente. Posso dizer que comecei minha trajetória lá, em 2013. Fui parte da primeira turma de Laboratório de Cinema. A partir dessa experiência, comecei a produzir e escrever roteiros”, relata.

O diretor do filme, Allan Deberton, e os demais roteiristas, André Araújo e Samuel Brasileiro, também cruzaram com o Porto em suas trajetórias profissionais. “O Porto torna possível um primeiro contato com o cinema, teatro, dança… É uma escola múltipla. E sendo gratuito, torna isso muito mais democrático. A escola tem a missão de formar e colocar no mercado novos artistas cearenses’, comenta o diretor Allan.

Para a carreira da cantora Nayra Costa, semifinalista do The Voice em 2012, o Porto foi “decisivo”, de acordo com ela. “Tem muita gente talentosa no Ceará precisando de oportunidade, então o Porto é muito importante. A escola é um espaço de acolhimento para o artista se desenvolver. Até hoje eles me auxiliam, e apoiam todos os artistas que passaram por lá”, conta.

Programação

17h30min - Aula aberta "Danças Africanas Ancestrais", com professor Rubéns Lopes

18h - Feira de artes (peças de bordado, zines, camisetas, cartazes, stickers, fotografia, ilustrações, quadros, bottons e outras produções)

19h - Apresentações musicais de Luiza Nobel e Pulso de Marte

Serviço

Aniversário do Porto

Quando: quinta-feira, 29, a partir das 17h30min

Onde: Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar