PUBLICIDADE
Shows e Espetáculos
TEATRO DE BONECOS

Festival Sesi Bonecos do Mundo leva espetáculos gratuitos para Dragão do Mar e TJA

A magia do teatro de bonecos chega a Fortaleza para colorir o TJA e o Dragão do Mar. O Sesi Bonecos do Mundo 2018 reunirá mais de 150 artistas numa programação gratuita

11:28 | 05/11/2018

Foto: Divulgação
Após um hiato de cinco anos, um dos mais aclamados festivais destinados à arte do teatro de bonecos retorna à capital cearense. Prestes a celebrar sua 15ª edição, o Sesi Bonecos do Mundo dá seu pontapé em 2018 com apresentações de hoje a quarta-feira, 7, no Theatro José de Alencar (Centro), e sábado e domingo, 11, nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema).

Reunindo mais de 150 artistas e grupos de oito estados do Brasil e de outros países convidados - Estados Unidos, Rússia, República Tcheca, Espanha, Argentina, Itália, Chile e Peru - o evento seguirá ainda para João Pessoa (PB), entre os dias 13 e 18 de novembro, colorindo os palcos do Theatro Santa Roza e Parque Sólon de Lucena, respectivamente.

A pernambucana Lina Rosa Vieira é a idealizadora e curadora do projeto, que proporciona ao público a imersão em técnicas das mais variadas de manipulação. Este ano, especificamente, o Sesi Bonecos do Mundo presta uma homenagem ao Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro.

"O projeto surgiu com muita vontade de dar certo, porque essa cultura, que é tão rica e tem tanta diversidade, ao mesmo tempo, estava mais restrita a teatros de pequenos tamanhos. Então, havia menos aparições. Como democratizar, né? Porque o brasileiro precisa de acesso à cultura", pontuou. A ocupação dos espaços públicos também tem sido determinante para a realização do evento, que estende seu leque de abrangência a locais não-convencionais, como presídios e comunidades quilombolas. Toda a programação é gratuita.

Em Fortaleza, a comunidade do Farol Velho do Titanzinho irá receber, na quarta-feira, 7, às 16 horas, o espetáculo Quadri (ITA), da dupla Girovago & Rondella. Na quinta-feira, 8, às 9 horas, a companhia Dromofista, também da Itália, levará para estudantes de escolas públicas suas Historietas de um Abraço com a performance acontecendo na Igreja Matriz de Aquiraz.

Antologia Poética, do espanhol Jordi Bertran, entra em cena na mesma quinta-feira, 8 (21 horas), desta vez, no Cineteatro São Luiz, para um público formado por pessoas em situação de rua do Centro de Fortaleza. Por fim, na sexta-feira, 9 (16 horas), o Teatro São José será palco para a apresentação da dupla peruana Hugo & Ines com, Pequenos Contos. O público, no caso, serão crianças com Síndrome de Down, autismo e comunidade do entorno carente. 

Já na programação oficial, o ponto alto serão as adaptações de grandes clássicos da literatura e do música mundial. Assim, retornará à Cidade a parceria dos mineiros da banda Pato Fu com o Grupo Giramundo, desta vez, com Alice Live (a partir de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll). "A diferença é que, da outra vez, eles vieram com o seu espetáculo de música. Esse é um teatro do Giramundo com a participação da banda, onde a Fernanda Takai entra em alguns momentos e alterna as várias Alices, de vários tamanhos. O Música de Brinquedo 2 será atração só no sábado, no Dragão do Mar", adiantou a curadora. Outros clássicos, como Aladim, do The Forman Brother's Theatre (República Tcheca), e Ópera Carmem, do Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein (Rússia), também encontram-se na programação.

A curadoria dos espetáculos é feita por diversas mãos - Carlos Mamberti assina a produção cultural - e, segundo Liana, apesar de não contar com um tema específico, cada edição do Sesi Bonecos do Mundo possui um norte muito bem definido.

"A parte nacional, eu faço sozinha. Mas tenho vários conselheiros. O ponto principal é o conteúdo inteligente. Seja para fazer você rir ou chorar, precisamos que parta de um conteúdo inteligente. No projeto, há uma riqueza e diversidade de linguagens justamente para mostrar que teatro de bonecos não é só coisa para criança".

Sesi Bonecos do Mundo 2018Quando: de 5 a  7, sempre às 20h, no Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro); sábado e domingo, 11, a partir das 16h30min, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Programação gratuita: para o teatro, retire seu ingresso gratuitamente na bilheteria, a partir das 12h do dia da apresentação. Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa.

Lugares limitados.

Info: www.sesibonecos.com.br

Redes sociais: @sesi.bonecosdomundo (FB) / @sesibonecos (Instagram)

PROGRAMAÇÃO

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Hoje (dia 5)

20h - Alice Live, Giramundo e Pato Fu (MG)

Terça-feira (dia 6)

20h - Aladim, The Forman Brother's Theatre (Rep. Tcheca)

Quarta-feira (dia 7)

20h - Antologia Poética, Jordi Bertran (ESP)

CENTRO DRAGÃO DO MAR

Sábado (dia 10)

16h30 - Torres Andantes, abertura com o Giramundo (MG)

16h30min - exposição Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro com os mestres Tonho e Daniel

17h30min - Mestres Mamulengueiros Zé Lopes, Valdeck de Garanhuns, Augusto Bonequeiro e Duda da Boneca

17h30 - Corsários Inversos, Grupo Mosaico Cultural17h30min - Ópera Carmem, Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein

17h30min - Travessia, Caixa de Imagens

18h30min - A Velha, Bululu Teatro

17h30min - Historietas de um Abraço, Dromosofista

19h30min - O Jogo do Tempo, David Zuazola

 17h30min - Vovô, Trucks

18h30min - Antologia Poética, Jordi Bertran

19h30min - Aladim, The Forman Brother's Theatre

20h30min - Música de Brinquedo 2, Banda Pato Fu

Domingo (dia 11)

16h30min - Torres Andantes, abertura com o Giramundo

 

16h30min - exposição Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro com os mestres Tonho e Daniel17h30min- Mestres Mamulengueiros Zé de Vina, Luiz André, Chico Simões, Circo Tupiniquim Teatro de Bonecos e Duda da Boneca

17h30min - Corsários Inversos, Grupo Mosaico Cultural

 17h30min - Ópera Carmem, Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein

17h30min - Travessia, Caixa de Imagens

18h30min - A Velha, Bululu Teatro17h30min e 18h30min - Historietas de um Abraço, Dromosofista

19h30min e 20h30min - Quadri, Girovago & Rondella17h30min - Círculo das Baleias, Pia Fraus18h30min - Pequenos Contos, Hugo & Ines19h30min - O Gigante Egoísta, Cia. Artesanal de Teatro

TERESA MONTEIRO