Centro Cultural Bom Jardim recebe shows de Silvero Pereira e Kátia Cilene; confira programação
PUBLICIDADE
Shows e Espetaculos


Centro Cultural Bom Jardim recebe shows de Silvero Pereira e Kátia Cilene; confira programação

Com 12 anos de história, o CCBJ realiza a 1ª Virada Cultural, que impulsiona os trabalhos de seus integrantes e os conecta na formação artística e cultural com os cinco bairros que compõem o Grande Bom Jardim

14/11/2018 13:08:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Música, teatro, dança e audiovisual são parte da 1ª Virada Cultural do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que apresenta uma programação diversa ao longo de 24 horas seguidas. Iniciando suas atividades culturais e artísticas às 8 horas desta quarta-feira, a Virada Cultural encerra sua programação na manhã de quinta.


Em atividade desde 2006, o CCBJ está localizado no Bom Jardim, estendo-se ao entorno com os bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira, tornando-se uma das maiores áreas habitacionais de Fortaleza. Coordenado pelo Instituto Dragão do Mar, o CCBJ conta com a participação de agentes culturais e representantes das comunidades adjacentes.


Nesta primeira edição da Virada Cultural, a comunidade teve um papel importante no desenvolvimento da programação do evento. O processo colaborativo entre os moradores da região e o Coletivo do Grande Bom Jardim foi essencial para atender a demanda tanto dos artistas, quanto dos integrantes do Centro. "Tivemos um primeiro encontro com os moradores e colaboradores para que verificassem a grade de programação e fizessem considerações. Foi um processo colaborativo que resultou em uma programação extensa e diversificada", conta Cris Pires, gerente de Ação Cultural do CCBJ.


Com Silvero Pereira e Mulher Barbada com o show "Minhas Regras Tour", a apresentação dos intérpretes dialoga com o público do Centro, além de representar a comunidade LGBT nos palcos. Cris Pires relata, também, que o convite para Kátia Cilene foi pensado para atender a demanda local, assim como o grupo de reggae Trem de Zion. "Quando fomos compor a programação da Virada, sabíamos que cada atração já possuía o seu público formado".


Formada em 2006, a banda Trem de Zion vem com a proposta de resgatar o estilo reggae da década de 1970, transmitindo mensagens de amor e paz para os admiradores do som, além de poder dar voz aos anseios da comunidade. Para Black Brasil, baixista da Trem de Zion, o CCBJ é um grande aliado para a formação do ser. "Os jovens se ocupam com a arte, lá eles são preparados para a formação educacional e profissional, isso afasta os jovens de toda essa criminalidade".


Aluno da Escola de Música do CCBJ, Victor Queiroz também pontua a importância de se ter um equipamento cultural para a formação cidadã dos jovens do bairro. "Eu vejo crianças jogando capoeira, tocando violão, fazendo teatro e isso é muito lindo, principalmente nesses bairros que a criminalidade tomou conta. Ter um espaço onde o jovem pode se sentir incluso, onde acreditam em seu potencial e que são apoiados na arte, na cultura e no esporte, é uma contribuição muito grande para o seu crescimento". Victor irá se apresentar pela primeira vez nos palcos do Centro Cultural com o show "Voz e Violão", onde irá tocar músicas de artistas que são sua referência, mas também sua música autoral: "Dragão do Mar", uma ode ao povo cearense batalhador.


Professor da Escola de Fotografia, Gandhi Guimarães reforça a participação do equipamento cultural no processo de formação do indivíduo. "Acontece uma articulação da comunidade dentro do Centro Cultural. Há uma troca de saberes e vivências que contribuem para a criação dos projetos dos alunos". Coordenando a exposição fotográfica "Retratos do Jardim", com a proposta de trazer imagens de pessoas com quem eles tivessem uma relação de convivência e afeto, Gandhi conta que se surpreendeu ao notar a pluralidade dos trabalhos apresentados por seus alunos e relaciona com as várias personalidades e vivências da turma. "O bacana é que essa diversidade de pessoas reflete na atividade produzida, todos eles dialogam entre si pois representam a variedade que existe no Grande Bom Jardim".

Programação completa:  

Quarta-feira, 14

8h - debate LGBTQI %2b Construção Sarau Guetto Queen.

- Sessão Especial de Lançamento "Não Pare de Sonhar" - Curta do curso de Cinema e Vídeo nas Escolas 

8h30 - Apresentação da turma de Baby Class e da Escola de Dança do CCBJ: TURMAS INICIANTES.

- Exibição em Looping dos Vídeos, Desenhos, Animação para Crianças e Animação Stop Motion.

- Exposição do Curso de Fotografia Básica.

9h- Trilha Sonora da Sessão Especial de Lançamento "Não Pare de Sonhar”. 

Apresentação das Turmas de Balé do Espaço Geração Cidadã.

Apresentação do Espetáculo "As palavras não dão conta" da Escola de Dança.

Apresentação do Grupo de Danças Urbanas "Dreamers".

10h - Encontro de Grupos de Zumba - CCBJ recebe alunos do Cuca Jangurussu, Cuca Mondubim e Cuca Barra.

11h - Banda Caixeiros Viajantes

12h - Camerata de Violão

13h- aula Aberta com a Turma de Tribal Fusion.

Apresentação da Turma de Ginástica Rítmica da Vila Olímpica

14h - Espetáculo Infantil com o Mágico Goldini

14h30 - Visita Guiada - Exposições "Memória Rock" e "Noite na Toca Good Garden - Cores e Sons".

15h - Masterclass - O que faz um Produtor Técnico com Jones Cabo.

- Workshop do Passinho do Reggae com Eclético TV.

16h – Feira da economia criativa  

17h -Futrica Literária: Lançamento do Livro "Pensão das Crônicas Dadivosas" com Ricardo Kelmer e convidado.

17h30 - Mesa de Debate: Conecta Passinho - Dança Urbana Periférica, como ser um sucesso nas redes sociais.

18h- Voz e Violão com João Vitor

18h30 – Banda Pausa Pro Café

19h30 – Trem Zion

20h30 – Silvero Pereira e Mulher Barbada 

22h – Kátia Cilene

19h30 - Show de Humor com Caboré - BAÚ DE MOLECAGEM

22h30 – Sessão Especial de Lançamento - Documentário “LGBTQI Para Além do Território”

Quinta-feira, 15

00h - Sessão de Videoclipes

Sessão da Escola de Audiovisual 

- Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria de Votos de São Benedito.

1h - Intervenção "O Sinal" 

2h - Festival do Passinho com Apresentação de Danças Urbanas - Meu Corpo Resiste, Batalha do Passinho e Baile do Passinho.

5h - Afoxé Acabaca

7h - Ginástica Laboral com Prof. Viana

 

 

1ª Virada Cultural do CCBJ
Quando:
 quarta-feira, 14, a partir de 8 horas
Onde: Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 - Bom Jardim)
Informações: (85) 3497-5981
Quanto: Gratuito

 

Líllian Santos

TAGS