Participamos do

Teatro São José recebe Noite do Folclore Húngaro

Unindo música, dança e poesia, grupos de folclore proporcionam experiência única de imersão na cultura húngara em programação de abertura do Teatro São José
08:49 | Set. 21, 2018
Autor Ivig Freitas
Foto do autor
Ivig Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Na noite de hoje, o palco do Teatro São José faz-se ponto de encontro entre o Ceará e os encantos do Leste Europeu. Na fronteira com a Áustria, Eslováquia e Ucrânia, a Hungria apresenta para a Cidade todo o charme de seus sons, cores e movimentos. Em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Húngara EötvösLorand celebram a "Noite do Folclore Húngaro", reunindo música, dança e literatura.

 

Para Urbán Bálint, nascido na Hungria, essa aproximação é importante sobretudo em termos regionais, já que os principais fluxos migratórios húngaros se instalaram majoritariamente no sudeste e sul do Brasil, em São Paulo e Santa Catarina. "Nessas cidades, essa vivência cultural ainda é bem intensa. No nordeste, porém, não se observa tanto contato com o folclore húngaro", explica o professor, que integra o Núcleo de Línguas e Cultura Húngara da Europa Central da Uece. "Eu acho muito significativo esse tipo de celebração, porque promove o contato entre tão diferentes singularidades culturais", finaliza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Na Noite do Folclore Húngaro, a variedade de ritmos e movimentos serão o destaque da apresentação do grupo Pántlika, que completa 50 anos em 2018. Para Pedro Marques, diretor artístico do grupo, a dança permanece sendo um movimento universal. "Em diversas partes do mundo, as pessoas gostam muito de apreciá-la. Assim como no Nordeste, o folclore leva a cultura até as pessoas a partir dos sentidos que ela desperta". Filho de mãe húngara, Pedro descobriu a dança folclórica em 1990.

 

Formado por filhos e netos dos imigrantes húngaros da colônia de São Paulo, o Pántlika foi formado em 1968 por llona Kokron, que encontrou refúgio no Brasil ainda na infância, logo após o fim da 2ª Guerra Mundial. Atualmente, o grupo tem 25 integrantes movidos pelo desejo de conhecer, difundir e transmitir as peculiaridades do folclore do país. Alternado entre danças em pares e outras feitas em marcha, "Kalocsa" é uma das apresentações artísticas do grupo, cujo nome homenageia uma região do país que se destaca na fabricação de bordados à mão.

 

Com estética única, as artes corporais também se harmonizam com o cancioneiro tradicional da Hungria. Na noite do folclore, ele é celebrado ao som dos violinos do grupo Hungarian Folk Embassy. Com seis integrantes, a banda busca criar conexões culturais por meio da música, difundindo as particularidades da Europa Central por diversas partes do mundo. Tendo passado pela Polônia, Estônia, Paquistão e Taiwan, um de seus concertos mais famosos evoca o papel dos ciganos na construção da linguagem musical do leste europeu.

 

Para celebrar a união das culturas, a Noite do Folclore Húngaro também contará com a interpretação de poemas húngaros em tradução portuguesa pelo ator cearense Giovanni Marsallis. Unindo música, dança e poesia, as apresentações buscam trazer aos espectadores uma experiência única de imersão na cultura do leste europeu.

 

Desde 2015, a Uece e a Universidade EötvösLorand, de Budapeste, realizam um Convênio de Cooperação Internacional, que estreitou as relações entre o Ceará e o país da Europa Central. Um dos desdobramentos deste acordo foi a criação do Núcleo de Línguas e Cultura Húngara da Europa Central, instalado no Campus Fátima da universidade. "Conseguimos trazer um professor nativo para o ensino de língua húngara na universidade, e isso tem rendido muitos frutos", finaliza Sônia Castro, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade.

 

Noite do Folclore Húngaro 

Onde: Teatro São José (R. Rufino de Alencar. Centro, Fortaleza - CE)

Quando: Hoje, 21, às 20 horas

Quanto: gratuito

Informações: (85) 3219-9493

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente