PUBLICIDADE
Shows e Espetaculos

Denise Fraga apresenta curta temporada de "A Visita da Velha Senhora" em Fortaleza

Protagonizada por Denise Fraga, a comédia A Visita da Velha Senhora debate dilema entre ética e dinheiro

03/05/2018 12:00:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

“Divertir para comunicar” é uma máxima do encenador alemão Bertolt Brecht (1898 - 1956) apropriada com unhas e dentes pela atriz Denise Fraga. “É uma tônica das minhas escolhas teatrais. Acredito no teatro que encanta e seduz o público. Uso o humor e a ironia como ingredientes para levar à reflexão”, destaca Denise, em entrevista ao O POVO. Ela apresenta em Fortaleza, de hoje até domingo, 13, o espetáculo A Visita da Velha Senhora, no Theatro José de Alencar.

 

“Você só ri daquilo que você entende. O humor chama a inteligência. A ironia abre uma trilha para o pensamento passar”, complementa a artista. Texto do suíço Friedrich Dürrenmatt, a montagem segue a história da personagem Claire Zachanassian, que, após ser escorraçada da cidade de Güllen, volta desejosa de vingança. Ela chega oferecendo a doação de um bilhão para tirar o município da falência. Há uma condição, porém: ganhará o dinheiro quem matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse.


A situação inicial serve como start para série de questionamentos: o que é fazer justiça? Quem ganha a luta entre ética e dinheiro? Qual o preço de se manter íntegro? “O autor não é nada maniqueista. Não é só uma história de vingança, abre reflexão sobre a noção contemporânea de justiça”, pondera a atriz.


A protagonista destaca a atualidade da obra, cujo projeto de encenar remonta à 2013. “Parece sempre que essa peça foi encomendada para hoje. Passei quatro anos querendo montar essa peça e é impressionante como ela é atual, parece pensada para este ano”, aponta. A artista afirma ter visto, fora da ficção, o País mergulhar em questões como as vividas pela cidade de Güllen. “A Visita da Velha Senhora ficou assustadoramente propícia. Dependendo da notícia do dia, o público ri como se a gente tivesse incluido um caco (improviso). Tem uma fala sobre “não poder comprar a Justiça” e o público ri, porque é muito o que estamos vivendo”, conecta.


O espetáculo finaliza trilogia protagonizada por Denise, que foi iniciada por A Alma Boa de Setsuan e seguida por Galileu Galilei. Juntas, as duas primeiras peças foram vistas por cerca de 400 mil espectadores pelo País. “Hoje o teatro é um importante ritual de presença. A gente está cada vez mais conectado e, passar aquele tempo do espetáculo com os celulares desligados é uma experiência real de conexão”, defende a atriz.


Denise divide o palco com Tuca Andrada, Fábio Herford, Maristela Chelala, entre outros. “Vejo como essa peça arrebata e reverbera no público e garanto que o público de Fortaleza vai gostar.

Estou muito feliz de voltar”, celebra a artista.


A Visita da Velha Senhora

Quando: hoje, amanhã e sábado, às 20 horas; domingo, às 18 horas.

Onde: Theatro José de Alencar ( rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Quanto: de R$ 20 a R$ 70

Telefone: (85) 3101 2583

 

Renato Abê

TAGS