PUBLICIDADE
Shows e Espetáculos
Infantil

Fortaleza recebe espetáculos gratuitos no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

17:46 | 05/10/2017
Espetáculo "O Senhor Ventilador" (Foto de Tatiana Amorim)
A partir desta sexta-feira, 6, a sétima edição do Festival Internacional de Teatro do Ceará (TIC) chega a Fortaleza. A mostra reúne espetáculos, peças, musicais e mostras audiovisuais, seguindo até o dia 12 de outubro na Capital cearense. A agenda será encerrada em Sobral no dia 16 de outubro.  
 
Com roteiro inteiramente gratuito, o TIC preparou uma programação com oito espetáculos, apresentados em quatro equipamentos culturais de Fortaleza. Na abertura, o Grupo Bagaceira de Teatro sobe ao palco do Teatro Dragão do Mar para apresentar a peça "O Senhor Ventilador", com uma narrativa construída por meio de objetos. O grupo também apresenta a mesma história no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), na quarta-feira, 11. Ambas as exibições terão três encenações diárias, às 9, 14 e 19 horas.
 
O grupo cearense Zepelim Conte Outra Vez estreia o teatro para bebês "Borboletário" no Teatro Sesc Iracema. As sessões acontecem de sexta, 6, a domingo, 8. Na sexta, o espetáculo começa às 14 horas, já no sábado e no domingo, o início está marcado para às 17 horas.  
 
Os integrantes da Gaia Teatro também se apresentam no fim de semana no palco do Teatro do Dragão, a partir das 18 horas. A companhia tráz do Peru o espetáculo "O Mundo de Fingerman", que é encenado por meio da mímica e do teatro de animação, em que os personagens são criados a partir dos corpos das próprias atrizes.
 
A Cia Prisma de Artes também faz estreia nesta edição do TIC. A montagem teatral "A Menina que Buscava o Sol", com direção de Herê Aquino, será apresentada nos dias 10 e 11, as 9 e 14 horas, no Theatro José de Alencar. 
 
A comédia musical "Concerto em Ri Maior" terá apresentação única na quinta-feira, 12, na Praça Verde do Dragão do Mar. Com comando da Cia dos Palhaços, vindos do Paraná, o espetáculo mistura música, dança, improvisação, participação da plateia e a palhaçada típica dos atores coloridos e de nariz vermelho. 
 
O Bricoleiros, grupo de teatro de animação do Ceará, apresenta o espetáculo "Alika e o Mundo às Avessas". As apresentações com marionetes animadas e confeccionadas pelo próprio grupo, acontecem terça, 10, às 9 e às 14 horas, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza. As sessões irão contar com recursos de libras e audiodescrição.
 
A companhia hispano-brasileira La Casa Incierta, chega ao festival pela terceira vez, trazendo seu novo trabalho de teatro também para bebês. "A Gruta da Garganta" é um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos. A apresentação será na quarta, 11, às 9 e 14 horas; e quinta, 12, às 16 e 17 horas  no Teatro Sesc Fortaleza. Quem também está de volta aos palcos cearenses é a Cia Pequod, do Rio de Janeiro, que traz seu novo espetáculo, "Ovelha Negra". Em cena, bonecos e atores cantam num show ao vivo músicas do repertório de Rita Lee. A montagem pode ser conferida pelo público, na quarta, às 19 horas e na quinta, às 17 horas. 
Animação "Le Ballet" (Foto: Reprodução)
 
Mostra TIC na Tela
 Como parte da programação paralela, o TIC preparou uma mostra que exibe 16 animações francesas no Cinema do Dragão do Mar. Os curtas serão exibidos durante sábado, 7, domingo, 8 e quinta-feira, 12. 
 
O cinema de animação, uma das vertentes cinematográficas da França, apresenta uma pluralidade de olhares sobre a diversidade da sociedade francesa e sobre a sua História. A mostra se divide em duas sessões com critérios de classificação indicativa. 
 
Serão cinco sessões destinadas a crianças com até 6 anos de idade. Nos dias 7 e 8, os filmes serão exibidos às 16 horas e dia 12, às 9, 10 e 15 horas.  Outras cinco sessões foram pensadas a crianças a partir de 6 anos, as exibições dos dias 7 e 8, irão acontecer às 17 horas  e dia 12, às 11, 16 e 17 horas. 
 
Programação completa do TIC: 
Serviço 
Espetáculos do TIC 
Quando: de sexta, 6, a quinta, 12 
Onde: Teatro Sesc Iracema (rua Boris, 90 - Praia de Iracema) 
Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Centro Cultural Bom Jardim (rua 3 Corações, 400 - Bom Jardim) 
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura  (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Gratuito 
Mostra TIC na Tela 
Quando: sábado, 7; domingo, 8 e quinta, 12
Onde: Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Gratuito
Redação O POVO online