Participamos do

Guaraciaba do Norte recebe festival com espetáculos de música e teatro

As apresentações vão até o dia 29 com espetáculos de grupos artísticos selecionados pelo Festival
17:39 | Set. 20, 2017
Autor Danielber Noronha
Foto do autor
Danielber Noronha Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A cidade de Guaraciaba do Norte, na serra da Ibiapaba, recebe, a partir desta sexta-feira, 22, a programação musical e teatral da 11ª edição do Festival União da Ibiapaba (FUI). Serão oito dias de apresentações, que seguem até 30 de setembro.
Dentro da agenda do primeiro dia de evento, está o Grupo Cia Lagus Circo, que sobe ao palco do Teatro João Barreto, às 20 horas desta sexta, para abrir o festival com o espetáculo circense "Suspiros e Burbujas". A apresentação abre, também, o 1º Festival de Teatro da Ibiapaba, que ocorre dentro do FUI.

 

O coordenador de projetos do Festival, Marcos Ribeiro, explica que o evento começou a acontecer antes mesmo das datas oficiais, ainda em agosto, com oficinas de formação, entre técnicas de interpretação, iluminação para teatro e outras.

O objetivo era capacitar e lapidar os grupos que já desenham o contraste teatral da região. "Se inscreveram 18 grupos. Ao todo, seis seriam selecionados, mas houve um empate durante o processo de curadoria, e mais um grupo entrou na Mostra", conta Marcos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]Os grupos de teatro irão subir ao palco do Teatro João Barreto, em Guaraciaba, com espetáculos que passeiam pelos mais variados temas, falando sobre amizade, política, questões de gênero e ainda a história do povo indígena da Ibiapaba.

Música

O FUI, segundo o organizador, se define como um festival itinerante que acontece anualmente e contempla todos os municípios da Ibiapaba, levando oficinas, palestras e shows musicais. A agenda segue até o dia 30 de setembro, tendo a música como foco principal nos três últimos dias, que terão a Praça Guaracy como palco.

No dia 28 de setembro, os instrumentistas Tarcísio Sardinha e Freitas Filho se juntam à cantora Bárbara Sena para um tributo em homenagem a Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Além disto, o grupo local Bandolenhada também se apresenta, ao lado de Pedro Madeira e Marinaldo do Bandolim. As bandas Rebel Lion e Donaleda ficam responsáveis pela musicalidade do dia 29. Já no último dia de festival, a cidade recebe o Carnaval do Luxo da Aldeia e o forró do cantor Waldonys, que se apresentam a partir das 20 horas.

Serviço

Festival União de Ibiapaba

Quando: sexta, 22 a sábado, 30, às 20 h

Onde: Teatro João Barreto (rua Doze de Maio -Guaraciaba do Norte)

Arena Central FUI (Praça Guaracy –Guaraciaba do Norte)

Gratuito

Programação completa: www.facebook.com/fuifearte

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente