Participamos do

É tempo de arraiá

01:00 | Jun. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Quando junho chega, o coração logo se esquenta feito fogueira pra brincar o São João. Na panela, o milho debulhado é o prêmio de um inverno sertanejo satisfatório e, claro, a felicidade de quem não dispensa uma boa pratada de mungunzá e canjica. É tempo de se embelezar com xadrez e chapéu de palha, e garantir um par pra dançar agarradinho o dois pra lá e dois pra cá, a noite todinha, debaixo de um céu colorido de bandeirinhas. Quem vai ser besta de perder essa alegria?

 

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O terreiro já está limpo e as fogueiras montadas para iluminar a alegria de quem aguardava ansiosamente os festejos juninos. No Ceará, os festivais já estão pipocando por todos os lados e, até julho findar, a animação é garantida. Tem quadrilha, comida típica, forró e tudo que se imaginar para o São João 2018 não deixar ninguém esmorecido. 

A capital cearense também já se arrumou e, como uma brincante das boas, tem opção por tudo quanto é canto e o melhor, de graça. No cardápio do “Fortaleza Cidade Junina”, tem apresentação de quadrilhas no Mercado dos Pinhões às sextas-feiras, muito forró pé de serra no Mercado da Aerolândia aos sábados, e para a criançada a animação acontece aos domingos no Passeio Público.

As festas gratuitas se espalham por outros equipamentos, como a biblioteca infantil Herbênia Gurgel (Conjunto Ceará), a biblioteca Cristina Poeta (Autran Nunes), além dos festejos oferecidos também por shoppings como o Via Sul, RioMar Fortaleza e Kennedy, North Shopping Fortaleza e Jóquei. Tem também programação especial do Sesc, em Fortaleza e em cidades do Interior. E as quadrilhas se apresentam em diversos bairros: Tancredo Neves, Jardim América, Pan Americano, Pirambu, Pici, José Bonifácio, Aldeota, Jardim das Oliveiras, Planalto Ayrton Senna, Sapiranga... Em todo canto e pra todos os gostos. 

Por toda a Fortaleza, podemos encontrar os tradicionais festivais de quadrilha junina. Só pelo Edital de Festejos Juninos 2018, são 21 festivais que receberam apoio da Prefeitura de Fortaleza. O certame ainda contemplou 35 grupos de quadrilha adulta e 15 infantil para receber incentivo. Ao todo, 71 projetos receberam R$ 15 mil cada. 

Os custos de uma quadrilha, entretanto, são altos porque a festa matuta cresceu e se tornou um verdadeiro espetáculo. A Paixão Nordestina, por exemplo, carrega 21 anos de história e títulos desde que foi fundada no bairro Vila Manoel Sátiro. 

Segundo o presidente da quadrilha, Erbínio Rodrigues, se colocar todos os custos na caderneta, a soma supera os R$ 600 mil, incluindo figurino, transporte, banda regional e outros custos. O valor é similar ao de outras quadrilhas do mesmo porte. Entre os investidores, além do poder público, destaque para os próprios brincantes, que contribuem conforme regras estabelecidas por cada grupo.

O São João é grande e cabe todo mundo. A hora é de se vestir de alegria e respeito para abraçar as festividades, e se programar para não ficar de fora da farra junina. No Ceará, a festança promete ser bonita e as opções são muitas. Pode aproveitar que o tempo não é de carestia.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente