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Festival Vida&Arte traz o valor de oferecer mais do que consumo

O espaço funcionará todos os dias no Festival Vida&Arte, de 21 a 24 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, e vai reunir marcas cearenses que apostam em economia criativa para levar ao consumo mais consciente
08:47 | Jun. 14, 2018
Autor Irna Cavalcante
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Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
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Uma mesa feita a partir de mármore que um dia já foi parte de um apartamento. Vestidos e acessórios que resgatam a tradição do artesanato cearense e a história de vida de centenas de mulheres do Interior. Bolsas que trazem desde a etiqueta aos custos abertos de cada elo da cadeia produtiva. Estes são exemplos de como empresas cearenses estão se reinventando para oferecer relações de consumo mais sustentáveis, justas com seus parceiros e transparentes ao consumidor.


O movimento por uma economia com propósito que vá além do lucro pelo lucro é tendência que vem ganhando força no mundo e que está presente no Mercado Ruth Marinho, espaço do Festival Vida&Arte que se propõe a dar visibilidade à produção cearense e fomentar negócios de economia consciente.


“Não dá mais para se pensar a moda, a gastronomia e o consumo como antes. E este é o foco que a gente quer levar para o espaço Ruth Marinho. Não é só estética ou negócios, são valores ”, afirma a diretora de estilo do Espaço Ruth Marinho, Cika Kalixto.

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Esta espiral de mudanças pode se dar em várias frentes. Pode vir, por exemplo, por meio da responsabilidade que o empresário toma para si em capacitar e pagar o preço justo aos seus parceiros, como faz a Yamor da Ethel, empresa especializada em artesanato cearense, que participará do Festival Vida&Arte. “Pagar um preço justo é fundamental. Ao longo destes 40 anos vimos muitas artesãs do Interior literalmente mudar de vida e ter acesso a serviços como saúde e educação de forma mais digna”, diz a fundadora da marca, Ethel Whitehurst.


A mudança também pode vir de um melhor aproveitamento da matéria-prima para reduzir impactos ao meio ambiente, explica a arquiteta e designer, Dora Coelho, do Estúdio Oficina Dora Coelho. “A gente que trabalha nesta área de uma economia criativa pode contribuir muito para uma mudança de cenário ressignificando produtos”, avalia.


Desde 2015, em cada venda da marca de bolsas Catarina Mina, é apresentada de forma detalhada quanto o cliente paga por cada etapa de produção. “A gente acredita que é só com esta conversa sincera com o consumidor, somando esforços com nossos parceiros, que vamos reduzir as desigualdades do País. Não adianta ganhar sozinho”, diz Celina Hissa, diretora criativa da marca.

 

CONFIRA MARCAS


MERCADO RUTH MARINHO

Marca

No Flat Customs

Flee

Escola de Mistérios

Vagant

Yamor da Ethel

Lia Lindeberg

Vera Pessoa

Lugar di papel

Vovó quem fez

Priya

Estudio Matulão

Florais San Germain

Emanuel Xique Chico

Cap Club

Lace Atelier

Fridíssima

CE 85

Eliana Macedo

Awaken Love

Catarina Mina

Dora Coelho

Sandra Montenegro

Spsato Doces

Lar de Clara

Awaken Love

Priya

Perfumaria Moreira

Mariá

Da nossa varanda

Rossana Romcy

Carola Carol

Morada da Floresta

Formosa Bandida

Claudia Taluja

Rozi Cariri

Suyenne Lemos

Solange

Perpétua Martins

* programação sujeita a alteração


SERVIÇO


Festival Vida&Arte

Quando: 21 a 24 de junho

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)

Quanto: R$20 (inteira), R$10 (meia) — válido para toda a programação do dia no evento (o acesso às atrações está sujeito à lotação dos espaços onde elas se apresentarão)

Ingressos à venda no site: www.festivalvidaearte.com.br, na portaria do Jornal O POVO (Av. Aguanambi, 282 - José Bonifácio) e nas lojas JEF (shoppings RioMar e Iguatemi)

Programação completa: www.festivalvidaearte.com.br

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