Participamos do

Bráulio Bessa ministra palestra sobre poesia no Festival Vida&Arte

Cearense Bráulio Bessa marca presença amanhã, no FVA, com a palestra A Poesia que Transforma
13:43 | Jun. 22, 2018
Autor Teresa Monteiro
Foto do autor
Teresa Monteiro Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Escritor, poeta, palestrante e empreendedor social, Bráulio Bessa será um dos destaques da programação que evidencia as manifestações populares no Festival V&A. Cearense de Alto Santo, Bráulio teve na poesia popular e literatura de cordel seus principais nortes e, no evento, ele - que tornou-se nacionalmente conhecido após integrar o programa global Encontro, da apresentadora Fátima Bernardes - irá proferir a palestra A Poesia que Transforma.
 
“A palestra, que também é título do meu novo livro, fala do poder transformador da poesia da minha vida, de como eu conheci e tive o meu primeiro contato com a obra de Patativa do Assaré. Com 12, 13 anos fiquei encantado com esse poder, sentindo na pele e na alma essa nova forma de enxergar as coisas da vida com um olhar poético. Então a palestra é isso: de como transformado, eu passei a transformador”, resumiu.
[SAIBAMAIS]
 
O poeta também jogou luz na importância da internet, em comunhão com a cultura popular. “Devo muito à magia da internet. Se a gente for parar pra pensar, um artista popular brasileiro cria uma página, em 2011, falando de cultura popular nordestina e, de repente, o alcance desse conteúdo chega a 40 milhões de pessoas por mês. Isso é encantador. Meu sonho foi sempre ser escritor e poeta, mas tudo aconteceu de uma forma muito natural e, talvez, com um toque divino”.
 
Bráulio Bessa no Festival Vida&Arte
Quando: sábado, 23, às 15 horas
Onde: Teatro J. Cabral
 
VOZES DA ÁFRICA
Um dos grandes campeões do Carnaval de Rua de Fortaleza, o Maracatu Vozes da África levará sua côrte - rei, rainha e batuque - ao Festival Vida&Arte nesta sexta-feira, 22, às 18 horas, para a Praça Sérvulo Esmeraldo (térreo). Em atividade desde sua fundação, em 20 de novembro de 1980, a agremiação é atualmente dirigida por Francisco Aderaldo de Oliveira e, nas loas, evidenciam um toque cadenciado e toda a exuberância e resistência do povo afrodescendente.
 
Maracatu solar
Fundado em 2006, o Maracatu Solar irá trazer seu batuque em dois formatos de apresentação neste sábado, 23: cortejo, às 18 horas, pelos corredores do Centro de Eventos; e show, às 18h30min, na Praça/Palco Sérvulo Esmeraldo (térreo). Trazendo 50 brincantes, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza irá comandar a agremiação. “O repertório será aquele já conhecido do Solar, como Kizomba, Noite Azul, Maculelê, etc. Será uma amostragem bem abrangente também dos ritmos que a gente tem tocado”, explicou.
 
MARCOS MELO
Multiartista, luthier e arte-educador, Marcos Melo estará à frente da oficina “Construção de Brinquedos Sonoros e Populares com Materiais Reaproveitáveis”, no Ateliê Leonilson (hoje, às 14 horas; e domingo, às 16 horas) e na Oca Aldemir Martins (domingo, às 14h30min). “Irei fazer brinquedos sonoros, cornetinhas a partir de canudinhos e papel 60kg, além de um biboquê sonoro. A ideia não é nem a questão de resgatar, mas a de manter a coisa da construção do próprio instrumento. Quando você constrói, você está desenvolvendo também as habilidades humanas e as competências através dessas habilidades. Além do lúdico, que está intrínseco à questão”, adiantou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente