Participamos do

Terceira edição do Festival QXAS está com inscrições abertas para workshops de fotografia

Realizado em formato virtual, o Festival QXAS de 2020 abre inscrições para os workshops virtuais que irão ocorrer de 11 a 14 de agosto
13:23 | Ago. 06, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com início na próxima terça-feira, 11, o Festival de Fotografia do Sertão Central - QXAS deste ano será realizado em formato virtual. Seguindo medidas de isolamento social estabelecidas por decreto estadual, o Festival, que ocorre desde o ano de 2018 nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, adaptou as atividades para o formato on-line e está com inscrições abertas para os workshops de fotografia.

Intitulado “Sertão em Mim”, o Festival deste ano irá realizar quatro workshops: Percepção e a Fala das Imagens, Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital, Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa e Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais. Os interessados em participar das oficinas podem realizar a inscrição na plataforma do Sympla, adquirindo ingresso no valor de R$ 50 cada. Com vagas limitadas, as inscrições para os workshops ficam abertas até domingo, 9.

Com curadoria da fotógrafa e jornalista cearense Iana Soares, e da curadora e arquiteta Rosely Nakagawa, o Festival QXAS terá, além dos workshops, uma programação com palestras, leituras de portfólio e rodas de conversa no decorrer das transmissões, todas gratuitas e abertas ao público. A programação completa será divulgada em breve pela organização do evento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Workshop Percepção e a Fala das Imagens

Voltado para os interessados em aprender ou recordar a fotografia como um formato que guarda memórias e afetos. Na oficina, os participantes irão conhecer as dinâmicas de leituras das imagens, além de discutir sobre a construção visual entre suportes e reflexão sobre os sentidos.

Mediação de Pablo Pinheiro: fotógrafo, produtor cultural, educador, editor e colaborador em publicações voltadas ao campo das artes visuais; Responsável pela Editora e Produtora Deu na Telha e pelo Círculo da Imagem. Possui trabalhos premiados em âmbito nacional e já foi representante regional na Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) e no Colegiado Setorial das Artes Visuais Nacional (CSAV).
Quando: 11 e 12 de agosto, de 10 horas ao meio-dia
Inscrições: clique aqui

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Qxas Festival (@festivalqxas) em

Workshop Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital

O workshop tem a proposta de iniciar os participantes na fotografia e na construção de narrativas, abordando as técnicas de captura, os processos artísticos, além de estimular a reflexão acerca dos possíveis problemas e possibilidades da fotografia.

Mediação de Rafael da Luz: fotógrafo e pedagogo, Rafael Luz iniciou o contato com a fotografia ainda criança. A partir de sua vivência e trajetória na periferia, o fotógrafo produz ensaios e narrativas fotográficas sobre as realidades de pessoas invisibilizadas e silenciadas, tendo participado de exposições no Brasil e no exterior.
Quando: 12 e 13 de agosto, de 15 às 17 horas
Inscrições: clique aqui

Workshop Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa

Com aulas divididas em conversa virtual, no qual os participantes irão discutir a temática da pandemia e expor suas referências, e exercícios sobre as maneiras de fotografar sem sair de casa, o workshop coloca em prática o fazer fotográfico, abordando as novas técnicas e dispositivos utilizados no trabalho.

Mediação de Fernando Banzi: jornalista e pós-graduado em fotografia, Fernando Banzi desenvolve projetos autorais e comerciai na Goma Oficina Plataforma Colaborativa. Professor de fotografia no Senac São Miguel Paulista, em São Paulo, participou de diversos projetos e festivais, como o Programa Nova Fotografia do MIS em São Paulo, Festival PHotoEspaña, em Madri, e do Solar Foto Festival, no Ceará.
Quando: 12 e 14 de agosto, de 10 horas ao meio-dia
Inscrições: clique aqui

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Qxas Festival (@festivalqxas) em

Workshop Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais

O workshop irá trabalhar a fotografia e criação de textos com linguagens jornalísticas que possam ser veiculados nas redes sociais. Discutindo sobre os princípios básicos da fotografia e conteúdos da notícia, a oficina segue os conceitos da comunicação popular na construção de narrativas.

Mediação de Gustavo Costa: fotógrafo e estudante de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalhou com processos de formação em fotografia, além de ter participado de festivais e exposições. Realizou oficinas de fotografia e comunicação popular nas periferias de Fortaleza junto com o Coletivo Zóio. Participou da produção do documentário ONZE – A maior chacina do Ceará. 
Quando: 13 e 14 de agosto, de 15 às 17 horas
Inscrições: clique aqui

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Qxas Festival (@festivalqxas) em


.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar