Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Festival "Sérvulo Esmeraldo 90 anos" homenageia o artista cearense no Crato

Evento marca a homenagem ao Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, determinado pelo Governo do Ceará e que comemora os 90 anos do artista
14:55 | Out. 30, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Começa nesta quarta-feira, 30, no Crato, o Festival "Sérvulo Esmeraldo 90 anos". O evento marca uma homenagem ao Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, determinado pelo Governo do Ceará e que comemora as nove décadas do artista. A programação ocorre até o dia 30 de novembro com atividades que incluem cursos, oficinas, residências artísticas e exposições.

“O Sérvulo dedicou muito amor e atenção ao Crato. Ele foi um artista atento e preocupado com a formação de outros artistas, ele lutou muito pela criação de escolas de arte e de espaços para que artistas pudessem exibir seus trabalhos”, conta Dodora Guimarães, viúva do artista e uma das curadoras do evento. “O festival reflete essas questões. É muito focado em ações formativas, escolhemos pessoas que dão conta dessas preocupações do Sérvulo, que dizem respeito a arte pública, arte para a comunidade, arte como um bem acessível”, analisa. Os artistas participaram de seleção (finalizada em 24 de outubro) para integrar as oficinas, cursos e residências do evento.

As exposições entram em cartaz no dia 7 de novembro, uma quinta-feira, e serão abertas ao público. A primeira delas será fruto da residência de 15 jovens artistas. Eles foram selecionados para a experiência, que deve durar nove dias de imersão no Crato. Os jovens serão guiados pelos artistas visuais Rochelle Costi e Mônica Nador, além do fotógrafo Gentil Barreira. “A ideia é apresentarmos o trabalho desses convidados, que passarão nove dias no Crato imersos na cultura, na vida e no cotidiano dessa cidade”, enfatiza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na data, também entra em cartaz a exposição de natureza histórica do artista Maciej Babinski, que vive e trabalha há 27 anos em Várzea Alegre, no Cariri cearense, onde mantém ateliê de gravura e pintura e exibição permanente de seus trabalhos. “Também escolhemos o Babinski porque ele é da geração do Sérvulo, e gosto de falar que eles fizeram caminhos contrários. Sérvulo é do Cariri e foi para a Europa, Babinski foi da Europa para o Cariri”, finaliza.

Serviço

Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos

Quando: 30 de outubro a 30 de novembro

Onde: Crato

Exposições

Quando: 7 a 30 de novembro

Funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 12h; 14h às 16h e 18h às 22h

Onde: Universidade Regional do Cariri (Urca), Campus Pimenta

Gratuito


Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar