Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Com obras de diferentes movimentos, Unifor promove três exposições simultâneas gratuitas

Mostras representam seis séculos de história brasileira, o Ceará contemporâneo e a história de ex-reitora da Universidade e reúnem mais de 300 peças
17:30 | Out. 24, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre cores, memórias, história e novidades, os movimentos artísticos dialogam entre si, se complementam, registram instantes e refletem sociedades. A Universidade de Fortaleza (Unifor) está com três exposições em cartaz e que integram obras de diferentes nomes, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Sérvulo Esmeraldo, Francisco de Almeida, entre outros artistas cearenses, nacionais e internacionais.

As mostras “Da Terra Brasilis à Aldeia Global – 2ª Edição”, “20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra” e “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos” ocorrem simultaneamente no Espaço Cultural da Universidade e reúnem mais de 300 peças. As três exposições seguem até 1º de março de 2020 em cartaz.

Com curadoria da professora Denise Mattar, as exibições estão abertas ao público de terça-feira a domingo, dispondo de visitas guiadas gratuitas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Da Terra Brasilis à Aldeia Global – 2ª Edição”

Os seis séculos de arte brasileira, entre as representações do Brasil seiscentista de Frans Post, o modernismo extenuante de Cândido Portinari e a arte contemporânea do cearense Sérvulo Esmeraldo, são representados nas mais de 200 obras da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global – 2ª Edição”.

Dividida em oito módulos temporais, a mostra aborda a arte de uma forma didática, traduzindo a história do Brasil em pinturas, murais, documentos, gravuras, álbuns de viagem, entre outras peças de diferentes linguagens.

É possível encontrar vários movimentos artísticos na exposição, como produções indígenas, o olhar estrangeiro do Brasil, pinturas da família real, o começo do modernismo, a abstração, a arte conceitual e as novas formas artísticas que se configuram até a atualidade.

“20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra”

A "cearensidade" contemporânea é o foco da 20ª edição da Unifor Plástica, intitulada de “Simultaneidades - A Arte com a Palavra”. A exposição reúne 54 peças entre xilogravuras, intervenções, quadros e outras peças que quebram padrões da arte clássica e formal. No total, 25 artistas compõem o acervo da edição, todos cearenses ou radicados no Estado.

Entre temas, como o amor, a mulher, a religiosidade e a novidade, a exposição demonstra a criatividade dos artistas em transformar o rotineiro ou o sensível, em arte, desde palavras simples até as mensagens implícitas em espaços públicos.

O artista cearense Francisco de Almeida é um dos homenageados da mostras, tendo dez peças em cartaz organizadas em uma sala especial. O xilogravurista aborda a religiosidade nordestina em suas obras utilizando as linguagens verbal e não verbal.

“Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”

A vida de um dos símbolos da Fundação Edson Queiroz, a ex-reitora Yolanda Queiroz, é representada na exposição “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”, que reúne objetos afetivos - como álbuns pessoais, roupas, mobiliário e cartões postais - além de sua coleção de arte.

De clara preferência ao modernismo brasileiro, a personagem colecionava peças que inclui nomes como Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Antonio Bandeira.

Serviço:

Exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global – 2ª Edição” e “20ª Unifor Plástica: Simultaneidades – A Arte com a Palavra” e “Yolanda Vidal Queiroz – Momentos”

Quando: até 1º de março de 2020

Onde: Espaço Cultural Unifor (avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e sábado e domingo, de 10h às 18h

Outras informações:  (85) 3477 3319

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar