Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Escola de Gastronomia Social oferece cursos gratuitos no mês de julho

Inscrições ocorrem até quarta-feira, 17, por meio do site da Escola ou da Secretaria de Cultura (Secult)
18:23 | Jul. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se o desejo é aprofundar os conhecimentos gastronômicos ou aprender um pouco mais sobre gestão de negócios na área, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) promove cursos básicos de gastronomia, gestão e confeitaria na segunda metade deste mês de julho. As inscrições ocorrem a partir desta terça-feira, 16, até a quarta, 17, por meio do site da Escola ou da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). São 140 vagas ofertadas, selecionadas a partir da ordem de inscrição. Para participar, o inscrito deve ter pelo menos 17 anos e, em algumas modalidades, deve ter o Ensino Fundamental completo (confira no serviço da matéria). 

As aulas se dividem em sete modalidades: produção de biscoitos e salgados; administração e custo de alimentos e bebidas; panificação com fermentação natural; a importância da comunicação virtual na gastronomia; bolos comerciais; descomplicando o mundo dos vinhos e sobremesas para restaurantes. Cada uma tem sua própria inscrição, com 20 vagas cada. A proposta é garantir maior qualificação para quem já está no mercado ou que deseja entrar no ramo.

A divulgação dos inscritos selecionados para participar dos cursos será nesta quarta-feira, 17, às 18 horas, nos sites da Escola e da Secult. Caso as turmas lotem, será divulgada também uma lista de espera. A orientação é que o aluno que não faça parte das turmas vá para a Escola no dia escolhido e aguarde caso abra uma vaga devido à ausência de algum participante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco funciona como centro de formação com cursos sobre gastronomia e gestão de negócios no ramo, além de oferecer orientações e acompanhamento para projetos e produtos da área.

Cursos básicos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Inscrições: dias 16 e 17 de julho, a partir das 12 horas, nos sites da Secult e da Escola, além do Instagram. Divulgação dos resultados no dia 17, às 18 horas.

Onde: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe)

Outras informações: (85) 3263 9726 e (85) 3248 8091.

Confira os cursos

Biscoitos Doces e Salgados (8 horas)

Aprenda a preparar massas básicas de biscoitos doces e salgados, recheios, coberturas e técnicas de decoração.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 18 e 19 de julho, de 8h30min  a meio-dia 

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Administração e Custos em Alimentos e Bebidas (20 horas)

Capacitar o aluno para aplicar ferramentas de gestão na elaboração dos processos de controle no planejamento de empreendimentos gastronômicos. Conhecendo e aplicando métodos gerenciais de controle de vendas, compras e estoques evitando desperdícios, controle da produção, da manutenção e das finanças.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 18 a 24 de julho, de 18h a 21h30min

Número de vagas: 20 vagas

Panificação com Fermentação Natural (12 horas)

Aprenda as técnicas básicas utilizadas na panificação com fermentação natural, trabalhando com as massas doces e salgadas, desenvolvendo as técnicas de preparação do levain e sova na preparação de diversos tipos de pães, com a utilização de ingredientes que valorizam a nossa gastronomia regional.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 22 a 24 de julho, de 18h a 21h30min

Número de vagas: 20 vagas

 A importância da Comunicação Virtual na Gastronomia (8 horas)

Desenvolver no aluno a capacidade de conhecer e aplicar os recursos que as mídias sociais oferecem para uma melhor divulgação de seus produtos/trabalho, ampliando os conhecimentos sobre a utilização das ferramentas virtuais, com o objetivo de influenciar positivamente seus clientes e seguidores das redes sociais. O participante deverá levar smartphone. 

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 22 e 23 de julho, 18h às 21h30min

Número de vagas: 20 vagas

Bolos Comerciais (20 horas)

Aprenda a preparar massas básicas da confeitaria, bem como recheios e coberturas para montagem e elaboração de bolos comerciais, utilizando os princípios básicos de higiene e manipulação de alimento, bem como a elaboração de fichas técnicas de precificação e custos.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 22 a 26 de julho, de 8h30min a meio-dia

Número de vagas: 20 vagas

Descomplicando o mundo dos Vinhos (8 horas)

Desenvolve no participante a capacidade para identificar as principais características dos vinhos e suas composições, bem como aprender a harmonização.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 24 e 25 de julho, de 14h a 18 horas

Número de vagas: 20 vagas

Sobremesas para Restaurantes (8 horas)

Aprenda a preparar massas básicas da confeitaria, bem como recheios, montagem e decoração de sobremesas clássicas para restaurantes, além de técnicas de decoração e empratamento, bem como os princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos.

Pré-requisitos: a partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 30 e 31 de julho, de 8h30min às 12h

Número de vagas: 20 vagas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar