Participamos do

Mostra homenageia a trajetória do grupo Giramundo Teatro de Bonecos

A exposição explora o universo de companhia destaque no mundo das marionetes
09:46 | Ago. 23, 2018
Autor Ivig Freitas
Foto do autor
Ivig Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Quase cinco décadas de história depois, o Giramundo Teatro de Bonecos abre sua coleção de peças em uma exposição que aproxima o espectador do ofício de um marionetista. E para quem já viu os bonecos da plateia, a mostra oferece também a oportunidade de explorá-los por dentro. Os modos de trabalho e o processo criativo dos bonecos, já conhecidos em todo o país, são destaque da "Mostra Mundo Giramundo", que chega nesta sexta, 24, na Caixa Cultural Fortaleza.

Além do vasto acervo de bonecos, a exposição apresenta parte da dinâmica de construção das marionetes do grupo teatral mineiro. Para Ulisses Tavares, diretor da companhia, a proximidade com as artes plásticas tem seu reflexo no processo criativo dos bonecos. "A pesquisa é um aspecto fundamental para nós, o que acrescenta muita vitalidade para grupo", destaca. Ele também ressalta que o público terá acesso a uma coleção rara de desenhos e projetos do acervo pessoal de Álvaro Apocalypse, criador do Giramundo Teatro de Bonecos.

De passagem por Fortaleza, eles também realizam o espetáculo "Pedro e o Lobo". A apresentação conta a história do menino Pedro e de seus amigos que, depois de contrariarem os conselhos do avô, encaram o perigo quando encontram um lobo feroz na floresta. O espetáculo apresenta às crianças a estrutura de uma orquestra e sua variedade de instrumentos e timbres. Proximidade e ludicidade fizeram de "Pedro e o Lobo" o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O grupo teatral deu início às atividades em 1970 e, desde então, produziu cerca de 36 espetáculos teatrais. Parte dessa história é retomada na palestra "Processo de Montagem Teatral", que discute, a partir da metodologia do grupo, as etapas de montagem de um espetáculo. Beatriz Apocalypse e Ulisses Tavares, atuais diretores do grupo, conversam sobre trilha sonora, construção de personagens e outras dimensões estéticas e narrativas que fazem parte da trajetória da companhia na noite do próximo domingo, 26, na Caixa Cultural.

Ivig Freitas/ivigfreitas@opovo.com.br

Mostra Mundo Giramundo

Visitação: de terça a sábado, das 10 às 20 horas. Domingo, das 12 às 19 horas

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Gratuito

Informações: (85) 3453 2770

Pedro e o Lobo

Quando: de 24 a 26 de agosto e 12 a 14 de outubro. Sempre às 17 horas

Onde: Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Quanto: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente