Participamos do

Exposição com obras do artista Di Cavalcanti abre em Fortaleza

Um dos representantes máximos do modernismo brasileiro, Di Cavalcanti (1897-1976) tem sua trajetória destacada em mostra individual aberta, a partir de amanhã, na Casa D'Alva
09:49 | Ago. 16, 2018
Autor Teresa Monteiro
Foto do autor
Teresa Monteiro Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

Reunindo obras que datam dos anos 1930 até a década de 1970, o espaço Casa D'Alva recebe, a partir de amanhã uma mostra individual que faz panorama da trajetória expressiva de Di Cavalcanti (1897-1976). Com curadoria conjunta de José Guedes e Roberto Galvão, a mostra terá sua abertura às 19h30min, seguindo com visitação gratuita até o dia 6 de setembro. Na ocasião, estará presente a filha do artista, Elizabeth Di Cavalcanti.

"Essa mostra foi especialmente formatada para a Casa D'Alva. São obras que vêm de colecionadores do Rio de Janeiro e São Paulo e que, há pouco mais de um ano, eu venho mapeando. Nunca teve uma exposição aqui desse porte, porque, à época em que fui diretor do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC-CDMAC), fizemos um recorte só de desenhos", contextualiza Guedes.

Pinturas significativas de cada fase de sua carreira - num total de 18 - encontram-se contempladas na individual, que traz somente um desenho em autorretrato. As obras são todas em óleo sobre tela, técnica que o artista imortalizou. Para Guedes, Di Cavalcanti foi um dos maiores pintores da América Latina. Ele lembra que foi um dos primeiros modernistas, inclusive, o articulador da Semana de Arte Moderna de 1922.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Di Cavalcanti começou fazendo ilustrações para jornal, depois, passou para capas de revistas - e tudo isso em pintura! A Semana de Arte Moderna de 1922 foi articulada por ele, sendo também um marco", complementa Roberto. Para ele, uma das grandes marcas do artista foi a brasilidade transportada para as telas. "Foi um dos primeiros artistas a pegar temas brasileiros. Isso outros modernistas fizeram, mas Di Cavalcanti pegou o sambista, o Carnaval, as mulatas, a favela, cuja paisagem urbana, surgida primeiro no Rio de Janeiro, é única em termos de Brasil".

José Guedes, por sua vez, lança o olhar especialmente para a retratação da mulata em sua obra. "A grande sacada dele foi a brasilidade que ele colocou em seu trabalho e a mulata, sem dúvida, foi uma figura que ele notabilizou bastante. A maneira como a inseriu dentro de sua modernidade vai da pincelada à própria composição da obra", ressaltou. "Fomos bastante rigorosos (na curadoria) porque esta exposição é um fato importante. Todas as obras são de altíssimo padrão e torna-se uma excelente oportunidade das escolas levarem suas crianças para verem Di Cavalcanti ao vivo, e não só para quem sabe a importância histórica que ele foi", enfatizou Roberto.

Di Cavalcanti

Quando: abertura amanhã, 17, às 19h30min, seguindo até 6/9

Onde: Casa D’alva (rua João Brígido, 934 - Aldeota)

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19 horas; e aos sábados, das 10h às 14 horas

Entrada franca

Outras informações: (85) 3252 6948 / 99983 3416

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente