Participamos do

69ª edição do Salão de Abril abre exposição nesta quinta-feira; confira programação completa

A agenda conta inclui também palestras, oficinas e ações formativas, marcadas para acontecer até o mês de julho
18:18 | Abr. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Dos 304 artistas que se inscreveram para o Salão de Abril, 45 irão expor os trabalhos pelos cômodos da Casa Barão Camocim, a partir desta quinta-feira, 26 de abril. A abertura da 69ª edição da mostra ocorrerá em solenidade marcada para as 18 horas, com presença do prefeito Roberto Cláudio. O evento marcará o início da programação, que se estende até o mês de junho, tendo ainda palestras, oficinas e workshops de formação. 
 
[SAIBAMAIS]As obras ficarão expostas de 26 de abril a 26 de julho, com curadoria assinada por Paulo Klein, nome responsável também pelo workshop “Leitura de Portfólio”, marcado para o dia 19 de maio.  Carlos Macêdo, Paloma Santa Rosa e Paulo Amoreira também participaram do processo de escolha das obras. A visitação aos trabalhos dos artistas selecionados pode ser feita gratuitamente, de terça a domingo, até o fim da exposição.
 
Entre os selecionados, 30 serão premiados na noite do dia 17 de maio, com o “Salão Premia”, solenidade que dará R$ 15 mil para os quatro primeiros colocados e R$ 5 mil para os demais artistas. 
 
Esta edição comemora os 75 anos de história do evento, que se tornou um dos maiores do Ceará, e também o centenário de nascimento do multiartista Zenon Barreto. O artista, natural de Sobral, é autor da escultura Iracema Guardiã, monumento fixado na Praia de Iracema que se tornou um símbolo da Cidade e também atração turística. 
 
Ano passado, a Prefeitura de Fortaleza não realizou o Salão de Abril. Em protesto, artistas da Capital, "sequestraram" a mostra e lançaram o Salão de Abril Sequestrado, sendo a 68ª edição do projeto.  
 
Programação completa que acontece na Casa do Barão de Camocim: 
Quinta-feira, 26 de abril 
18 horas - Abertura da exposição
Visitação: até o dia 26 de junho
Horários: terça a sexta, das 9h às 20h,  sábado, das 9h às 17h e domingos, das 13h às 17h
Sábado, 28 de abril
Palestra com o artista multimídia, crítico e curador Ricardo Basbaum
Quarta e quinta, 8 e 9 de maio
19 horas - Seminário de Artes “Salas Nômades”, por Herbert Rolim
19 horas - Palestra “A obra de Zenon Barreto”, com Jacqueline Medeiros
Quinta-feira, 17 de maio
19 horas - Anúncio dos premiados do 69º Salão de Abril
Sexta-feira, 18 de maio
10 às 17 horas - Workshop “Curadoria e Autocuradoria”, com o curador Paulo Klein – Destinado aos artistas selecionados no 69 Salão de Abril, com leitura de portfólio dos interessados
Sábado, 19 de maio
10 ás 15 horas - Workshop “Leitura de Portfólio”, com o curador Paulo Klein – Destinado a artistas em geral (30 vagas; necessário inscrição por meio de carta de intenção e minicurrículo por meio de e-mail para salaodeabril2018@gmail.com)
Terça-feira, 29 de maio
10 horas - Oficina “Vivência em Arte Contemporânea – Criando no Salão” para alunos de escola pública, com o curador Paulo Amoreira
Quinta-feira, 7 de junho
19 horas - Workshop “Curadoria e Processos”, com Jacqueline Medeiros
Serviço
69ª edição do Salão de Abril
Quando: de 26 de abril a 26 de junho
Onde: Casa do Barão de Camocim (rua General Sampaio, nº 1632 – Centro)
Gratuito
 
Redação O POVO online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente