PUBLICIDADE
Exposições e Cursos
roteiro

Um ano após a morte de Sérvulo Esmeraldo, conheça cinco obras do artista espalhadas por Fortaleza

20:22 | 31/01/2018
Sérvulo Esmeraldo em frente à sua obra "Jornal de Aço", na sede do O POVO na Aguanambi (Foto: Sara Maia, em 30/12/2014)
Sérvulo Esmeraldo deixou um acervo de obras espalhadas pelas ruas de Fortaleza, que falam muito da relação especial que ele tinha com a Cidade. São intervenções na Beira Mar, na Praia de Iracema, no Centro e em diversos outros lugares públicos ou integradas à arquitetura de espaços da Capital. Nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, completa exato um ano que o artista cearense morreu, aos 87 anos, deixando um legado artístico e afetivo para a Cidade.
 
Como homenagem a Sérvulo, o Vida&Arte preparou um roteiro com  algumas das quarenta obras do artista espalhadas por Fortaleza. A primeira é a escultura cinética "Pulsação", primeiramente projetada para o jardim do Armazém do Sul, no cruzamento das Avenidas Santos Dumont com Barão de Studart, mas que agora ganhará destaque sob o Viaduto Antônio Martins Filho, na avenida Engenheiro Santana Júnior. 
 
Escultura Pulsação antes da revitalização para ser colocada em novo local, na avenida Engenheiro Santana Júnior (Foto: Gentil Barreira/Divulgação)
Segundo Dorora Guimarães, esposa de Sérvulo e curadora de suas obras, o local foi escolhido para atender a um desejo do marido, que, ainda em vida, queria homenagear o reitor que dá nome o Viaduto. "Os dois tinham uma relação de parceria e admiração muito bonita", destaca Dodora. 
 
Foto: Gentil Barreira/Divulgação
Quem for apreciar o por do sol na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, pode aproveitar para conferir também a escultura "La Femme Bateau", de 1994, construída a partir de fibras de vidros, recentemente recuperada. A obra tem formato de barco, e se movimenta de acordo com a direação dos ventos trazidos pelo mar. 
 
Foto Tatiana Fortes/O POVO
Mais à frente, no calçadão da avenida Beira Mar, está o "Interceptor Oceânico", inaugurando em 1976, sendo uma das obras mais conhecidas de Esmeraldo e alvo constante de pichadores.  
 
O Centro de Fortaleza guarda outras obras de Sérvulo.  Duas destas  esculturas retornarão revitalizadas às ruas históricas da Cidade, como parte do projeto de “Reconstrução, Restauro e Conservação” das obras do artista.
Escultura-fonte Ballet Gráfico,na Praça da Sé (Foto: Gentil Barreira/Divulgação)
 
A primeira é a escultura-fonte "Ballet Gráfico", de 2002, instalada na Praça da Sé, próxima à Catedral Metropolitana. Em 2018, a escultura receberá revitalização, com obras de paisagismo, iluminação e placa indicativa.  A segunda peça é a escultura em aço chamada "Infinito", localizada na Praça General Murilo Borges, que já recebeu os devidos reparos. 
Infinito, na Praça General Murilo Borges (Foto: Gentil Barreira/Divulgação)
 
Valorização
As quatro obras de Sérvulo que estão em processo de revitalização, fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza com o Instituto Sérvulo Esmeraldo. “Porque tão importante quanto criar e adquirir é conservar. Este trabalho é de extrema importância para o patrimônio artístico da Cidade, e principalmente, do Brasil”, destaca Dodora. A ideia do projeto é que todas as obras de Sérvulo que estão em Fortaleza ganhem uma revitalização. 
 
Além destas, uma obra do artista, intitulada "Jornal de Aço", decora o jardim da  sede do O POVO, na avenida Aguanambi. Sérvulo tem ainda esculturas espalhadas por diversas cidades do Brasil, como Crato, Curituba, Quixadá e São Paulo.  
Serviço 
Roteiro por cinco obras de Sérvilo Esmeraldo 
Pulsação 
Viaduto Antônio Martins Filho (avenida Engenheiro Santana Júnior- Cocó)
La Femme Bateau
Ponte dos Ingleses – Praia de Iracema 
Interceptor Oceânico
Praia do Náutico – Meireles
Ballet Gráfico
Praça da Sé, Centro
Infinito
Praça General Murilo Borges – Centro

DANIELBER NORONHA