Participamos do

Professores da UFC fazem oficina sobre preparo de alimentos com insetos

A oficina vai acontecer no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará com direito a degustação de formigas, grilos e baratas
10:45 | Nov. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]No cardápio de hoje, grilos, larvas e baratas. Apesar de causar estranheza em muita gente, consumir insetos é uma prática comum em diversos lugares do mundo, inclusive em alguns lugares no Ceará. Foi diante disso que três professores da UFC se uniram para ministrar nesta quinta-feira, 9, uma oficina de preparo de pratos com insetos.

O evento vai acontecer no Instituto de Cultura e Arte, no campus do Pici da própria instituição. Os professores Paulo Henrique, Rafael Gurgel (ambos do curso de Gastronomia) e Patrik Luiz (da Agronomia) vão discorrer sobre conceitos da entomofagia (consumo de insetos) e farão uma degustação no local.

Rafael Gurgel conta que a ideia de propor este tipo de alimentação surgiu depois que uma aluna apresentou um trabalho sobre o assunto na última edição dos Encontros Universitários. "A gente começou a ter um interesse de qual a reação das pessoas diante a esse tipo de alimento", diz o professor que já estuda gastronomia asiática, o que fez com que ele não sentisse estranheza com o tema.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]Ele lembra que a ONU já alertou que, daqui a algumas décadas, a população da Terra vai precisar alimentar-se de insetos, e fala sobre outras comunidades que já fazem esse tipo de consumo. "Aqui no Ceará, algumas comunidades consomem a formiga tanajura normalmente”, explica.

Segundo Rafael, uma das grandes vantagens de comer estes pequenos animais é a alta quantidade de proteínas com baixo índice de degradação natural. "Comparando o inseto com gado, ele é muito menos poluente, necessita de muitos menos recursos", explica.

[FOTO3]Porém, não são todos os bichinhos que podem ser consumidos. As tanajuras, os tenébrios (grilos) e baratas que serão usados na oficina foram criados em um ambiente específico, longe de impurezas. Estes cuidados e outras questões relacionadas a esse tipo de gastronomia farão parte da oficina que será ministrada às 14, 15, 16 e 17 horas, gratuitamente com limite de 30 pessoas por turma.

Serviço

Oficina de Preparo de Pratos com Insetos

Quando: quinta-feira, 9, às 14h, 15h, 16h e 17h

Onde: Instituto de Cultura e Arte da UFC (avenida Mister Hull, s/n - Pici)

Gratuito (inscrições limitadas a 30 pessoas)

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente