Participamos do

"Todos os meus escritos são políticos", diz Frei Betto na Bienal do Livro

Escritor e frei dominicano brasileiro, Frei Betto esteve ontem na Bienal do Livro do Ceará em conversa com a escritora Socorro Acioli
10:10 | Abr. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Unir literatura e política é especialidade do autor e religioso Frei Betto. Presente, na última quarta-feira, 19, na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, ele esteve em diálogo com a escritora cearense Socorro Acioli sobre o tema "Recriar o mundo: trazer a esperança através das palavras".

Diante do olhar atento da sala lotada de leitores, Frei Betto contou de sua trajetória como leitor iniciada ainda na infância. Falou do amor ao livro que mais tarde o fez escritor, inicialmente, de não ficção. "Todos os meus escritos são políticos", disse o autor de Batismo de Sangue, livro onde narrou os bastidores do regime militar brasileiro. O ex-assessor do governo Lula entre os anos de 2003 e 2004 ainda arrancou aplausos da plateia quando chamou o presidente Michel Temer de “golpista” e puxou o coro de “Fora, Temer!”.

No entanto, Frei Betto disse que gostava mais ainda de escrever não ficção. Que era um desafio e um prazer ver a história se desenrolar no papel sem que ele mesmo soubesse do final quando iniciava o texto. Dentre as obras mais famosas de não ficção do religioso está o suspense “Hotel Brasil”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao falar de política, Frei Betto analisou a conjuntura brasileira atual como “só mais uma crise” e disse que até mesmo o Papa Francisco havia condenado o governo Michel Temer quando se recusou recentemente a vir ao Brasil em visita. “Mas, não vamos perder a esperança. Guardemos o pessimismo para dias melhores”, disse.

Frei Betto parabenizou a estrutura da Bienal. Presente no evento pela terceira vez, ele afirmou estar feliz em ver toda a movimentação em torno do livro e da leitura. Disse não acreditar no fim do livro, e convidou os leitores a lerem mais poesia.

A escritora Socorro Acioli contou aos presentes que seguiu carreira na literatura por incentivo de Frei Betto, e que dele aprendeu a fé que a inspirou a escrever livros como “A Cabeça do Santo”, finalista do Prêmio Jabuti em 2015.

SERVIÇO

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Até o dia 23 de abril

Centro de Eventos do Ceará

9h às 22h

Entrada gratuita

 

Marina Solon

Especial para O POVO

vidaearte@opovo.com.br
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente