Participamos do

Oficina em Fortaleza pretende incentivar a leitura de maneira interativa

O evento é voltado para pais, filhos e profissionais da educação
07:00 | Abr. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Uma oficina-espetáculo que visa incentivar a leitura de jovens e crianças acontece entre os dias cinco e nove deste mês na Caixa Cultural Fortaleza. O "Cantando Histórias para Ler o Mundo", marcado para ocorrer de quarta-feira, 5, e domingo, 9, irá trabalhar em torno de seis vivências distribuídas entre visitas de escolas, cursos para profissionais de educação e elaboração de atividades para pais e filhos. A programação é gratuita e foi desenvolvida pelo artista e pesquisador Joaquim de Paula.

 

O evento é destinado às escolas de Ensino Fundamental, onde os alunos participarão de seis oficinas voltadas ao incentivo da leitura por meio de dinâmicas que simulam a construção de letras de músicas e poemas. "Enquanto um grupo toca, o outro canta", explica Joaquim, responsável pelo desenvolvimento das brincadeiras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

No dia oito, a oficina será voltada para os profissionais e estudantes universitários da área da educação. O objetivo é criar uma história interativa a partir de um quebra-cabeça que ao ser montado, dará um sentido a história. "Algumas questões teóricas serão levantadas, para que os profissionais possam adaptar, refazer e montar do jeito deles", adianta o pesquisador. Para este dia, é preciso fazer uma inscrição prévia.

 

Para Joaquim, a distância entre pais e filhos em formação é fator determinante do desinteresse das crianças pela leitura. "O objetivo é fazer com que todos os componentes da família participem da leitura, pois ela pode ser uma atividade coletiva", afirma. As crianças poderão compartilhar suas experiências em papel e colá-las nas paredes de uma casa denominada de "Morada das Histórias".

 

Serviço:

 

Cantando Histórias para Ler o Mundo
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Quando: 5 a 9 de abril
Horários:
Para escolas - Dias 5, 6 e 7  de abril (quarta a sexta) - Manhã (8h às 10h) e tarde (14h às 16h).
Para profissionais - Dia 8 de abril (sábado) - Das 13h às 19h.
Inscrições – até 3/04, via e-mail marbeloprodutora@gmail.com.
Envie seu currículo resumido e uma pequena carta de apresentação com suas expectativas.
Para pais e filhos - Dia 9 de abril (domingo) - Das 14h às 16h.
Quanto: Gratuito

Redação O POVO Online

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente