Carnaval de Fortaleza 2025: blocos dão vida à Domingos Olímpios nesta segunda-feira, 3
Festividade iniciou ao entardecer e reuniu desde moradores da região até foliões mais antigos, que dividiam espaços nas arquibancadas ou na grade para acompanhar o momento
Nesta segunda-feira de Carnaval, 3 de março, o tradicional desfile de blocos movimentou e animou a avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Festividade iniciou ao entardecer e reuniu desde moradores da região até foliões mais antigos, que dividiam espaços nas arquibancadas ou na grade para acompanhar o momento.
Se apresentam hoje na avenida, entre outros: Bloco Império da Vila, Cordão Vampiros da Princesa, Bloco Unidos da Vila, Bloco Prova de Fogo, Bloco Doido é Tu e Cordão Princesa no Frevo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além de homenagens a Pinto Martins e à própria alegria do Carnaval, os grupos não deixaram faltar samba e animação. Maria de Lourdes, 46, acompanha o desfile há três anos e diz que “antes era mais animado”, mas que “é bonito de ver o empenho e a organização deles”.
O público tinha também crianças e adolescentes, num esforço dos carnavalescos veteranos de manter viva a tradição e repassar às novas gerações.
Leia mais
Há 28 anos, Silvio Gurgel abrilhanta o Carnaval na avenida Domingos Olímpio como Silvia Pole Position em cima do carro no desfile dos blocos. O carnavalesco, que em 2025 saiu no Cordão Vampiros da Princesa, relata que é motivo de “disputa” dos blocos e fala com alegria da participação.
“Para mim é sempre uma satisfação. Eu adoro desfilar em Maracatu, adoro história de sambas, blocos, cordões. É tanto que as pessoas já me conhecem. É uma satisfação tão grande, é tão gostoso escutar as pessoas chamando seu nome, né? Essa brincadeira. E as pessoas, sempre, cada um quer que eu desfile por um bloco. Infelizmente eu não tenho condição de desfilar em todos, né? Já foi por várias”, relata.
Para que os blocos consigam tomar a Avenida e realizar o desfile, os organizadores não medem esforços, inclusive na parte financeira. Com a experiência de quase três décadas, Silvio diz que a Prefeitura de Fortaleza só libera a verba na véspera do Carnaval.
“Por mais que a Prefeitura tente ajudar, mas não ajuda, né? Tenho que ser sincero com você, é uma coisa que já sabe todos os anos e isso acontece. Eles só dão dinheiro da verba pra ajudar na sexta-feira de carnaval. O que é que a gente pode fazer na sexta-feira de carnaval? No outro dia você já vai ter que desfilar”, pondera.