PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Confira dicas de como ter pique para curtir todos os dias do Carnaval

O ponto mais importante é manter a hidratação. Seja com água, água de coco ou sucos, é preferível o consumo de líquidos naturais

Júlia Duarte
17/02/2020 14:07:03
FORTALEZA, CE, BRASIL, 15.02.2020: carnaval a fantasia  TJA.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 15.02.2020: carnaval a fantasia TJA. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

Faltando menos de uma semana para o Carnaval, os foliões já preparam o cronograma para conferir as atrações que se apresentam na maratona de shows em Fortaleza. Com quatros dias de festa, pode ficar difícil acompanhar o ritmo e estar preparado para aguentar a folia. O POVO listou algumas dicas de como distribuir a energia e ter pique para aproveitar todos os dias de festa.

O ponto mais importante é manter a hidratação. Seja com água, água de coco ou sucos, é preferível o consumo de líquidos naturais, evitando refrigerantes, para potencializar a hidratação do corpo. É o que aconselha a nutricionista clínica e esportiva, Thaís Lima. Segundo ela, a ação deve ser feita para repor os eletrólitos perdidos no suor, como sódio, potássio, cloro e magnésio.

Bastante consumidas na época, as bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação e nunca com o estômago vazio. Segundo ela, é importante intercalar com muita água. “Para aqueles que gostam de uma cervejinha, o ideal é intercalar uma garrafinha de água entre uma latinha e outra, pois o álcool acelera o processo de desidratação”, explica.

O que comer no período também é chave para aguentar a curtição. Com o gasto de energia, o folião pode ficar cansado muito rápido, por isso, é recomendado consumir alimentos energéticos e leves. Uma possibilidade é levar barrinhas de cereais ou frutas como a banana e a laranja. Outra dica é evitar frituras que, além do alto teor de gordura, têm uma digestão lenta e podem provocar a sensação de estômago pesado e fadiga.

Já energéticos não devem ser uma aposta, quando consumidos juntos do álcool. “A associação de bebida alcoólica com energético pode causar estimulação em excesso, promovendo algum tipo de problema cardíaco”, alerta a nutricionista.

Repousar entre os dias é também essencial. Isso porque o ato de relaxar ajuda a recarregar as energias e a preparar o corpo para outra noite. Nesse processo, continuar o processo de hidratação, como água e suco de frutas, além de alimentação saudável, é fundamental para recuperar o organismo.