PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Veja as mudanças de trânsito e segurança para o Carnaval em Fortaleza

A festa ocorrerá em dez polos oficiais entre os próximos dias 21 e 25; Bloqueios de trânsito serão estabelecidos em pontos estratégicos para garantir a segurança dos foliões

Leonardo Maia
04/02/2020 11:48:19
Prefeitura se reuniu em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 4, para divulgar a programação e o plano operacional para o Carnaval deste ano
Prefeitura se reuniu em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 4, para divulgar a programação e o plano operacional para o Carnaval deste ano (Foto: Laís Oliveira/Especial para O POVO)

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na manhã desta terça-feira, 4, as intervenções necessárias para o período de Carnaval da Capital, que será realizado entre os dias 21 e 25 deste mês. A festa, que ocorre em dez polos oficiais, terá operação especial de trânsito e reforço em áreas como transporte público, segurança e atendimento à saúde.

Leia Mais: Com Gilberto Gil e Lenine, confira programação completa do Carnaval Fortaleza 2020

“A gente estimula que as pessoas ocupem a cidade e possam viver essa festa. Temos visto que o público tem aumentado ano a ano na Capital. Antes, o costume era sempre sair para as praias no Carnaval”, disse o prefeito Roberto Cláudio. Ele ainda ponderou que o valor empenhado na festa é muito pequeno frente ao retorno econômico. "Cultura não é despesa, é investimento", concluiu.

 

Trânsito

Durante todos os dias do Carnaval, o acesso ao aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado a partir das 14h na avenida Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús, e na avenida Historiador Raimundo Girão, entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro.

Os moradores que residem nas áreas bloqueadas devem portar comprovantes de endereço para que possam entrar com seus veículos em suas residências. Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará com um efetivo ordinário fiscalizando e atendendo as ocorrências. (Veja lista com todas as intervenções no trânsito no fim da matéria)

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará ainda 75 carros reservas durante a festa. O órgão explica que, para facilitar o deslocamento dos foliões, os veículos serão distribuídos entre os locais de festa na Praia de Iracema e na avenida Domingos Olímpio.

Entre 19h e 2h, haverá sete linhas expressas saindo dos terminais direto para o Aterrinho da Praia de Iracema, reforçando as 27 linhas que já atendem o local regularmente. Outro local de festa que terá o atendimento de ônibus reforçado é a avenida Domingos Olímpio, que é atendida com 63 linhas, e receberá reforço de 16 veículos a partir de 20h até as 4h.

Devido à interdição da avenida Domingos Olímpio, 25 linhas serão desviadas e devem trafegar preferencialmente pelas ruas Meton de Alencar e Antônio Pompeu. Os usuários devem embarcar e desembarcar na avenida Monsenhor Tabosa e na avenida da Universidade.

Segurança

Em relação à segurança pública, 732 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) serão distribuídos nos principais pontos de folia. Além desses pontos, a GMF reforçará o trabalho nos sete terminais de ônibus da cidade e no salvamento aquático na orla de Fortaleza.

O trabalho dos guardas municipais consistirá no apoio às ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além do patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus. A Polícia Militar ainda contará com efetivo de 1.100 policiais durante o ciclo, sendo 125 a cada dia.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar três Postos Médicos Avançados (PMA), localizados no Aterrinho da Praia de Iracema, no Benfica e na avenida Domingos Olímpio. Os equipamentos contam com serviços de triagem e avaliação médica, salas de medicações, observação, pequenas sutura e procedimentos, além de uma sala de estabilização com equipamentos de UTI.

Cada posto contará com equipes formadas por um coordenador operacional, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. Além de ter apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza e o suporte da rede hospitalar do Município e Unidades de Pronto Atendimento.

A Prefeitura também promove a distribuição orientada de preservativos e material educativo nos principais pontos estratégicos da cidade. Cerca de 100 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, além de voluntários do Movimento Social da Luta contra Aids, irão trabalhar nos fins de semana do Pré-Carnaval e Carnaval.

A estimativa é de que em torno de um milhão de preservativos sejam distribuídos com objetivo de garantir a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As ações ocorrerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 21 de fevereiro, das 14 às 20 horas, e no dia 22 de fevereiro, das 8 às 12 horas. Também haverá atividades nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, das 16 às 20 horas, na avenida Domingos Olímpio, no Aterrinho da Praia de Iracema e na Mocinha.

Fiscalização

A Agefis terá efetivo de 24 fiscais e 80 auxiliares, além de uma equipe de coordenação e apoio. As equipes atuarão na fiscalização do comércio ambulante, do uso do espaço público sem autorização e no combate à poluição sonora.

Os cidadãos podem acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site e do telefone 156. A Agefis solicita que, no momento da denúncia, sejam informados dados como o endereço completo, com rua e número, o horário exato ou aproximado da infração e se são casos pontuais ou frequentes.

Veja a lista de todos os bloqueios de trânsito durante o Carnaval

- A partir de 7 horas

Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli (Mercado dos Pinhões)

- A partir de 14 horas

Avenida Beira Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús

Avenida Historiador Raimundo Girão, entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro

Rua João Cordeiro, entre as rua Tenente Benévolo e a avenida Monsenhor Tabosa

Avenida Domingos Olímpio, entre as avenidas Universidade e Aguanambi

Rua Waldery Uchôa, entre a avenida 13 de Maio e a rua Paulino Nogueira

Rua Paulino Nogueira, entre as ruas Marechal Deodoro e Waldery Uchôa.

Com informações da repórter Laís Oliveira