Participamos do

Contagem regressiva para o Carnaval: confira dicas de como se preparar para a folia

Desde a escolha por vestimentas confortáveis, até dicas de quais alimentos consumir para manter o corpo equilibrado nesse período. Confira!
14:03 | Jan. 23, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para muitos, Carnaval é sinônimo de maratona. Para outros, não há folia que supere o conforto do sofá da sala e um bom filme. E ainda há aqueles que conseguem conciliar os dois momentos. Se você se encaixa no primeiro grupo e não abre mão de uma boa festa, mas não sabe muito bem o que fazer para cuidar do corpo, essas dicas podem te ajudar.

Já se você se encaixa nos outros dois, essas dicas também podem te ajudar. Afinal, respeitar o corpo é algo para se fazer o ano todo. Quem disse que diversão e saúde não podem andar juntas? A menos de um mês para o Carnaval, O POVO listou algumas dicas para preparar o corpo para os dias intensos de folia que vêm por aí.

Hidratação sempre!

Entre carnavais de rua e bloquinhos de Pré-Carnaval, os foliões se divertem com diferentes fantasias ao som dos mais diversos e animados gêneros musicais. Aliado a isso, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta. “Temos que dar uma atenção especial ao nosso corpo para mantê-lo saudável sem perder a diversão. Podemos aumentar os cuidados desde já”, alerta a nutricionista Mirella Costal. Ao O POVO, ela deu algumas dicas:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

> Hidratação

Com o consumo excessivo de álcool e altas temperaturas nesta época do ano, nosso corpo tem uma necessidade aumentada da ingestão de água. Beba bastante água ao longo do dia, e não apenas durante a folia. Vale lembrar que a hidratação pode ser complementada com sucos naturais e água de coco;

> Consumo de frutas

O consumo de frutas ricas em vitamina A e C, além de outros compostos funcionais possuem ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a desintoxicar o nosso organismo, além de melhorar a circulação sanguínea e linfática. Ex: Limão, acerola, laranja, melão, goiaba, uva, suco de uva integral, manga, entre outras;

> Chás

Além de serem diuréticos naturais - ajudando a reduzir o inchaço - alguns chás têm propriedades estimulantes da circulação sanguínea e desintoxicantes.

Ex: chá verde, chá de cavalinha, centelha asiática, e dente de leão;

> Escolha das bebidas alcoólicas

É importante se divertir sem exagerar no consumo das bebidas. Para isso, a escolha de bebidas pode ser um grande aliado. Bebidas fermentadas costumam ser mais calóricas, além de aumentarem o inchaço. A opção de bebidas quentes pode ser uma boa escolha para reduzir as quantidades. Cuidado apenas porque o teor de álcool costuma ser maior. Beber água durante ingestão de bebidas alcoólicas também ajuda seu corpo a se manter firme para o outro dia;

> Descanso

Mesmo com as festas, é imprescindível ter um momento para o descanso adequado. A privação do sono pode alterar o humor, além de causar indisposição. O sono é importantíssimo para o reparo do corpo e da energia.

Cada corpo é um corpo! Entender o seu e adequar práticas a ele é uma das principais dicas quando o quesito é resistência física.

Quem alerta para o tema é o professor de Educação Física da Universidade Federal do Ceará, Alexandre Medeiros. Segundo ele, pessoas que já praticam exercícios físicos e aquelas chamadas sedentárias devem ter cuidados diferentes.

“Depende muito de como ela vai brincar no Carnaval. Mas, em regra geral, no Carnaval as pessoas saltam bastante e também fazem corridas, caminhadas”, ressalta Alexandre.

> Replicar essas atividades na academia, ao ar livre ou até mesmo em casa pode ajudar a melhorar a performance. “Treino aeróbico intercalado, corrida, caminhada, descansos ativos, saltos na calçada, livres ou para cima de uma caixa. Talvez esses exercícios ajudem durante brincadeiras no Carnaval”, conta o professor;

Não exagerar, especialmente se a pessoa for sedentária. O importante, tanto quando atividade física, é a hidratação. Como a cidade tropical favorece a perda de líquidos, Alexandre recomenda de três a quatro litros de água por dia durante período de folia;

> Tentar pensar em alimentos práticos e funcionais, como castanhas e uvas passas. São alimentos que cedem energia de forma rápida e são de fácil acesso. Importante é não passar muito tempo sem se alimentar. 

> A prática de exercício físico deve ser feita independentemente do momento do ano, afirma o professor. Não há como se preparar em um mês, além de que forçar o corpo pode ser prejudicial. Para quem é sedentário, os exercícios leves podem ajudar. Mas, Alexandre recomenda: iniciar a prática de forma regrada é importante.

Vestimentas confortáveis garantem mais horas de diversão! Confira dicas gerais:

> Na hora da folia, opte por roupas que deixem sua movimentação livre. Tênis também podem ser boa pedida, principalmente para evitar que no meio do tumulto seus pés sejam machucados. Se for usar alguma fantasia, vale o mesmo: ela te deixa livre o suficiente para encarar a maratona?

Sempre importante levar documentos de identificação. É para sua segurança! Uma boa dica é guardar esses pertences em bolsas menores que podem ser presas ao corpo como pochetes. Além de documento, não esqueça de levar cartões de débito/crédito, os de plano de saúde (se tiver) e um dinheiro extra em pouca quantidade para caso precisar;

Use protetor solar! Aplique o produto de duas em duas horas com proteção mínima de FPS 30;

Use preservativo caso vá se relacionar sexualmente com uma ou mais pessoas. Camisinhas femininas e masculinas costumam ser distribuídas durante Carnaval, mas há outros métodos. Importante conhecer seu corpo. O uso de método preservativo evita não só gravidez, como também as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);

Cuidado na hora de beijar na boca. Algumas ISTs, como herpes labial, podem ser passadas pela saliva;

Respeito!

> Respeite não só o seu corpo, mas também o dos outros. Nessa época, não é incomum observar a quantidade de mulheres assediadas. Garantir uma boa diversão é garantir que todos estejam felizes. Sentir segurança nos espaços é um bom primeiro passo. Sempre importante lembrar: não é não!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar