Participamos do

Pré-Carnaval de Fortaleza terá reforço na segurança e 15 ônibus extras em circulação; confira o plano operacional

O evento contará com apresentações em diversos espaços públicos da Capital cearense
10:27 | Jan. 21, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A programação e o plano operacional para o Ciclo Carnavalesco 2020 de Fortaleza foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 21, no Paço Municipal. Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, em homenagem ao artista Chico da Silva, pelo seu 110º aniversário natalício, a festa de Pré-Carnaval começa na próxima sexta-feira, 24, e segue até o dia 16 de fevereiro. Confira as principais implementações no trânsito, no transporte e na fiscalização que devem ser realizadas durante período de folia.

No total, serão 56 blocos e 37 agremiações carnavalescas participando deste Ciclo. O investimento foi de R$ 550 mil no edital de apoio carnavalesco lançado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e de R$ 916 mil no edital de apoio ao desfile de Carnaval da avenida Domingos Olímpio em 2020. Dos 12 pólos que vão receber atividades do Pré-Carnaval, quatro são novidade: Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (infantil), Praça Cristo Redentor (Teatro São José), Mercado São Sebastião e Praça Figueira de Melo (Infantil).

O prefeito Roberto Cláudio destacou o caráter diverso e histórico do evento. "O nosso Ciclo Carnavalesco tem marcas que são singulares. Celebrar o Carnaval é celebrar a memória e a tradição da Cidade e o nosso Pré-carnaval se consolidou ao longo das últimas décadas", assinalou. O prefeito ressaltou, ainda, a movimentação econômica que o período provoca. Cerca de 650 mil turistas são esperados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O secretário da Cultura Gilvan Paiva comentou sobre a escolha do tema deste Ciclo do Carnaval, em homenagem ao artista plástico Chico da Silva. "Estamos celebrando os cantos da Cidade, os artistas, suas vozes, suas belezas e suas profundidades. Chico da Silva é uma figura extraordinária que a Cidade produziu e precisa reconhecer", disse.

Participando do Pré-Carnaval de Fortaleza pela quarta vez está o Bloco das Travestidas, proveniente do coletivo homônimo. O bloco é o primeiro idealizado por travestis e transformistas do Estado. A Mulher Barbada, que integra o grupo, conta que o Bloco terá parceria com a banda Selva Beat neste ano. "Queremos muito que o bloco seja esse lugar de representação com drag queens, travestis, bichas e sapatonas. A nossa expectativa é colocar tudo isso no palco com um show que é para dançar, mas também para fazer pensar e discutir", afirma.

>> Veja programação completa

Trânsito

Para orientar o trânsito no entorno dos principais eventos e garantir a segurança dos foliões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo de 162 agentes e operadores, para controlar a circulação nos locais em que ocorre o evento. Além de coibir o estacionamento irregular e efetuar bloqueios provisórios, para assegurar o ir e vir do público. 

Dentre os bloqueios anunciados pela AMC, o polo do Mercado dos Pinhões terá bloqueios nos dias 24 e 25 de janeiro; e nos dias 1, 2, 7, 8, 14 e 15 de fevereiro, das 7 horas às 22h30min, entre as ruas Visconde de Pelotas, Nogueira Acioly e Gonçalves Lêdo.

A pasta recomenda a utilização do transporte público durante os dias de folia, além de observar as normas de circulação de carros nas ruas e a sinalização de placas de estacionamento.

Transporte

Durante os dias do evento, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) adicionará 15 ônibus em sua frota operante aos sábados, que ficarão à disposição em todos os dias do evento, a partir das 15 horas até o fim da festa. O controle dos carros reservas será realizado pela Etufor, nos terminais de integração do Antônio Bezerra, Parangaba, Messejana, Papicu e Siqueira. "Se necessário vamos analisar reforços a cada semana", afirmou o Coordenador da Divisão de Planejamento da pasta, Miguel Guimarães.

Fiscalização

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) distribuirá 864 agentes entre os principais pontos de folia na Capital. Conforme o planejamento, os guardas atuarão em loais tradicionais da festa, como na Praça do Ferreira, no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Benfica, Polo dos Queijos e Horto Florestal Municipal. A GMF também ajudará a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Secultfor) junto da Agência de Fiscalização de fortaleza (Agefis) em ocorrências de afogamento.

Também haverá reforço nos sete terminais de ônibus da Cidade, assim como equipe de salvamento aquático na orla de Fortaleza. Os guardas municipais atuarão em apoio as ações de fiscalização da Prefeitura, por parte da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), realizando o patrulhamento nas ruas e nas paradas de ônibus.

A programação infantil do pré-carnaval será realizada na Praça Figueira de Melo, na avenida Santos Dumont. O motivo da mudança são reformas na praça do Passeio Público de Fortaleza, no Centro. Outro incentivo público para a realização da festa na Capital é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingo Olímpio, que contempla Maracatus, Escolas de Samba e diversos blocos.

Saúde

O apoio do Samu funcionará do entre os arredores do Aterro da Praia de Iracema, Praça da Gentilândia e avenida Domingos Olímpio. O horário de atendimento será das 13 horas às 01 horas. A estimativa é de que 50 mil a 100 mil pessoas sejam beneficiadas com o atendimento.

A Polícia Militar disponibilizará 1.200 agentes que farão o monitoramento dos 23 dias em locais estratégicos dos locais do evento. "Devido a grande concentração de público, há pessoas que se aproveitam para fazer pequenos furtos. Então, a polícia militar se fará presente para prevenir", afirmou o comandante geral da polícia militar, Coronel George Benício. Equipamentos como motocicletas, vans e policiamento a cavalo reforçarão a segurança do evento, que contará com a ajuda da Polícia Civil com apoio na parte judiciária dos casos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar