PUBLICIDADE
Carnaval
Posicionamento

Prefeitura e Bloco Glitter negociam permanência no Pré-Carnaval de Fortaleza

O resultado do impasse entre a Prefeitura e o Bloco Glitter deve ser anunciado até amanhã, 9

14:56 | 08/01/2018

Foto: Mateus Dantas/O POVO
A Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) anunciou, nesta segunda-feira, 8, que está em negociação com a organização do Glitter pela permanência do evento na programação oficial de Pré-Carnaval buscando encontrar as melhores formas de solucionar as reclamações dos foliões. Com isso, saída do Bloco do Ciclo Carnavalesco ainda não foi oficializada. O resultado do impasse deve ser divulgado até amanhã, 9.

Leia também: Após transtornos, Bloco Glitter cancela participação no Pré-Carnaval de Fortaleza

A  tentativa de consenso acontece após o anúncio de cancelamento do Bloco e retirada do Ciclo Carnavalesco devido a transtornos gerados por “falta de apoio público” da Prefeitura.

Em nota, a Secultfor informou que a festa que aconteceu no último sábado, 6, estava fora da programação oficial de Pré-Carnaval, que só deve começar a partir da sexta-feira, 12, e seguindo até o dia 13 de fevereiro. Segundo a Secretaria, o Termo de Responsabilidade e Uso do Equipamento assinado pela organização do Glitter exigia da Prefeitura apenas a cessão do Mercado dos Pinhões, ficando a cargo do Bloco a limpeza, segurança, estrutura e organização.

A Secultfor também reforçou o compromisso de apoiar todos os blocos do Ciclo Carnavalesco, durante o período de 12 de janeiro a 13 de fevereiro, com estrutura, segurança, produção e os serviços da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A divulgação oficial do Ciclo está programada para acontecer na próxima quarta-feira, 10, por meio de uma coletiva de imprensa.

O POVO Online tentou contato com a organização do Bloco Glitter, mas até o fechamento desta matéria não conseguiu respostas.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) comunica que a festa realizada pelo Bloco Glitter, no último sábado (dia 06.12), não fazia parte do calendário oficial do Ciclo Carnavalesco 2018, promovido pela Prefeitura de Fortaleza.

O Ciclo Carnavalesco só começará, oficialmente, no dia 12 de janeiro de 2018, prosseguindo até o dia 13 de fevereiro. Portanto, todas as festas realizadas antes desse período não fazem parte da programação oficial.

Coube à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza apenas a cessão do espaço, sendo de responsabilidade do referido bloco, conforme Termo de Responsabilidade e Uso do Equipamento assinado pela representante do bloco (documento em anexo), na data do dia 24 de novembro de 2017, realizar a limpeza, segurança, estrutura e organização da festa.

Já no período oficial do Ciclo Carnavalesco, todos os blocos selecionados para apresentações no período, onde consta o Bloco Glitter como convidado, receberão por parte do Poder Público a estrutura, segurança, produção, apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e todas as condições necessárias para a realização do evento.

Ressalte-se, mais uma vez, que para a festa da última semana, conforme Termo de Responsabilidade assinado pela responsável, o bloco deu entrada apenas na solicitação de uso do espaço público.

Para o período do Pré-Carnaval está previsto, na programação oficial, a apresentação de bloco todos os sábados no Mercado dos Pinhões, com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

DANIELBER NORONHA | IURY FIGUEIREDO