PUBLICIDADE
Carnaval
cuidados

Veja dicas de como tirar o glitter do corpo após os dias de folia no Carnaval

O POVO online listou várias dicas de como você poderá tirar o glitter após a folia de Carnaval

19:51 | 07/02/2018
Foto: Fábio Lima/O POVO
Para destacar o cabelo, realçar o olhar, compor o look ou sair por aí jogando nos amigos, o glitter virou quase um item indispensável na lista de quem vai curtir o Carnaval.  O pó brilhante disponível em várias cores foi sucesso durante o Pré-Carnaval e segue em destaque para a folia, de 9 a 13 de fevereiro. Além da fácil aplicação na pele, o produto tem preço acessível. 
 
Mas é na hora da remoção que está o problema com o uso do produto, já que alguns deles grudam na pele e apresentam dificuldades para sair. O Vida&Arte listou alguns métodos que podem ser realizados em casa para tirar todo o brilho que fica no corpo nos dias de folia.  
 
Para começar, é preciso saber que existem, pelo menos, duas variações de glitter, o purpurinado e o granulado. O maquiador Gurgel do Amaral explica que o purpurinado é muito fino, e, por isso, gruda na pele e pode acabar tapando os poros. “É preciso ter cuidado na hora de usar o purpurinado, para não aplicar em áreas muito sensíveis, como olhos, por exemplo. A dica é usar algum fixador para evitar que o pó desgrude e caia nessas áreas sensíveis”, explica. 
 
A dermatologista Hercília Queiroz destaca que o manuseio do produto, geralmente, não causa alergias ou outros tipos de problemas, mas adverte que o glitter não deve ser associado a substâncias como gel ou perfumes.Veja as dicas que separamos para você remover o glitter: 
 
Produtos de beleza oleosos podem ajudar na hora de remover os indesejáveis pontos de brilho que insistem em ficar presos ao corpo. A oleosidade presente na composição do produto, faz com que o glitter deslize pelo corpo mais facilmente. 
 
A maquiadora Herbenia Gurgel indica a vaselina como uma opção de produto que pode ser aplicado à pele. “Depois de deixar a pele em contato com a vaselina, o ideal é tirar o excesso com auxílio de algodão e em seguida lavar bem a pele com sabonete”, explica. Aplicar tônicos após o fim do processo também é uma opção que ajuda a fortalecer e hidratar a pele, segundo Herbenia. 
 
Os óleos bifásicos também podem ser uma opção na hora de retirar o glitter.
 
A atriz e modelo Yasmim Brunet já declarou seu uso pelo óleo de coco no tratamento dos cabelos (Foto: Divulgação)
Óleo de coco
Ainda na proposta de fazer o glitter deslizar para sair, o óleo de coco pode ser uma boa opção para fazer a purpurina sair dos cabelos. Para começar, aplique o óleo da fruta no cabelo e deixe por cerca de 10 minutos. Depois, basta lavar o cabelo normalmente para o glitter sair na lavagem. Além de limpo, o cabelo ficará macio e hidratado, graças às propriedades presentes no coco. 
 
O uso da esponja de banho pode auxiliar na remoção do brilho, quando for em várias partes do corpo. Outros óleos, como o azeite de oliva, podem substituir o coco durante o processo. 
 
Xampu antiresíduos e cremes
Xampus antiresíduos, condicionadores, máscaras capilares ou cremes podem ser utilizados nos cabelos. Se for utilizar o xampu, o ideal são, no máximo, duas lavagens, para que o produto não resseque os fios ou remova os óleos naturais das raízes das madeixas. 
 
Com condicionador ou máscara, o cabelo deve ser massageado levemente, com movimentos de cima para baixo, e não o contrário, para evitar que o glitter se espalhe por mais lugares indesejados. 
 
Os cremes corporais também podem ser usados para retirar o brilho da pele. O maquiador Gurgel explica que o efeito do creme se assemelha ao óleo e indica que seja aplicado durante o banho, para evitar manchar roupas e prevenir que não fique hidratante no corpo.
 
Foto: Reprodução/Youtube
Demaquilante 
O demaquilante e outros produtos, como lenços umedecidos, podem facilitar na remoção do glitter. Para usar o demaquilante, o ideial é utilizar algodão para aplicar o produto na pele. Ao final, um sabonete pode ser usado para garantir uma maior limpeza corporal e facial depois de um dia de festa. 
 
Foto: Reprodução.Youtube
Maquiagem 
“Usar produtos de maquiagem como base e pó, ajudam a fixar o glitter na pele”, explica Herbenia Gurgel, mas ao mesmo tempo, a maquiagem cria uma barreia entre a pelo e o brilho, o que faz com que ele seja removido mais facilmente, com o uso de demaquilante, por exemplo. 
 
Alerta
Muitos sites e blogs indicam a fita adesiva como forma de remoção do glitter, mas é preciso ter cuidado. Segundo a maquiadora Herbenia Gurgel, a ação pode agredir a pele, principalmente, se a pessoa tiver pele muito sensível ou alergia. “Usar a fita  pode agredir a pele, e acabar também tirando pelos, ocasionando uma depilação forçada, que acabará expondo a pele a possíveis problemas”, previne.
 
Por isso, se for para usar fita adesiva, que seja apenas para compor a fantasia. 
Foto: Divulgação

DANIELBER NORONHA