Participamos do

Da doleira ao Uber ou táxi, confira dicas para um Carnaval com segurança

O POVO Online listou algumas dicas e procurou a Polícia Militar do Ceará, que destacou algumas medidas preventivas para uma maior segurança carnavalesca
10:32 | Fev. 07, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Carnaval é sinônimo de alegria, folia e tradição, e é um período, como dizem, "que vale tudo", mas também é necessário aproveitar com responsabilidade e segurança. Em lugares com aglomerações, a possibilidade de se perder na multidão e ter os pertences levados enquanto faz aquela selfie no Instagram ou manda mensagem no WhatsApp para o/a crush, é maior. Alguns cuidados podem ajudar a não se tornar mais uma vítima da insegurança.

 

Bruno Azevedo, 25, estudante de Engenharia Civil, vai ficar em Fortaleza para curtir a programação e afirma que pretende ficar sempre rodeado de amigos nos locais. "Quero sempre estar em grupo, pois em lugares muito lotados o sinal de Internet fica ruim e dificulta a comunicação, então quero que tenha pelo menos um pessoa comigo e quando as outras saírem, marcar um lugar pra retornar", frisou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação a proteção dos pertences na folia, um item está sendo muito utilizado: a doleira. Esta é um tipo de bolso que é usado por dentro das roupas para guardar dinheiro, documentos e até celulares. É muito utilizada por viajantes. Bruno diz que deseja comprar a doleira há um tempo e garante que neste ano vai levar pro Carnaval. "Quero usar porque não quero deixar o celular em casa mas também não quero deixar à mostra. E com os objetos no bolso fica muito fácil ser furtado ou assaltado, principalmente em lugares muito lotados (como são os carnavais daqui)", comenta.

Para o transporte, o estudante diz que não tem outra opção: vai e volta de Uber. Segundo ele, utilizar o transporte público em Fortaleza acaba sendo perigoso pois a Capital fica 'esquisita' durante os feriados.

O POVO Online listou algumas dicas e procurou a Polícia Militar do Ceará, que destacou algumas medidas preventivas para uma maior segurança pessoal e patrimonial no período momino:

1) Consumo demasiado de bebidas alcóolicas

Ingerir bebidas alcóolicas em excesso pode influenciar em incidentes de diversas naturezas. Ao beber, pese alguns fatores pessoais e de coletividade: você não está sozinho. Garanta a sua segurança e não ultrapasse o limite do outro. Importante: não misture bebidas.

2) Se beber, não dirija

Este slogan já virou "fichinha" para quem vai festejar, mas é sempre importante destacar. Jamais conduzir veículos automotores sob o efeito de álcool. Além de risco para si e a outros, é crime previsto conforme o art. 306, do Código de Trânsito brasileiro (Lei: 9.503/1997). Táxi, Uber, 99 e transporte coletivo são alternativas.

3) Levar cópias autenticadas de documentos

Evitar portar muitos documentos de identificação. Levar xerox autenticada é uma alternativa para não acabar perdendo os originais. Importante: se tiver, sempre leve o cartão do plano de saúde.

4) Use pochetes e doleiras

[FOTO2]

Antes considerada "brega", a pochete voltou com tudo nas tendências de moda desde nesse ano que passou. Até em passarelas de moda este item figura. A praticidade e o tamanho fazem a pochete uma boa escolha para guardar os pertences em saídas. Elas vem variados tamanhos e cores e podem ser usadas na cintura, nos braços e ou até mesmo ser levada em mãos. As doleiras, muito utilizadas para quem viaja para fora do país, também são uma opção mais discreto, pois ficam embaixo da roupa.

5) Uso de celulares e eletrônicos

Para quem não consegue dispensar o uso do celular, seja para se comunicar com os amigos ou pedir um carro particular em aplicativo (Uber, 99, táxi), evite ostentar o aparelho na multidão e sempre o mantenha guardado e nunca no bolso de trás. Procure cantos mais tranquilos, entre em uma loja, em um bar. e redobre a atenção. Àqueles que só precisam do celular para ligações, a dica é levar um "tijolão", um celular antigo que quebre o galho de ligações telefônicas.

6) Cuidado com os “esbarrões”

Em aglomerações, sempre vamos estar mais vulneráveis e a suscetíveis a furtos, por isso, se mantenha atento com estes encontrões e sempre cheque se seus objetos continuam com você após se desvencilhar da multidão.

7) Ande sempre acompanhado

Se possível, permaneça em grupo durante as saídas de carnaval. Estar com várias pessoas diminui o risco de perder-se no local e também é mais seguro para se proteger de eventuais assaltos e lesões. Em caso de desencontro, marque um ponto de encontro. Se gostar da sua liberdade e quiser se afastar para dar uma volta é importante ter uma garantia para retornar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente