Pinacoteca lança edital de credenciamento de atividades artísticas

Pinacoteca lança edital de credenciamento de atividades artísticas

Propostas selecionadas irão compor cadastro de atividades para integrar programação da Pinacoteca do Ceará; inscrições vão até dia 23 de junho

A Pinacoteca do Ceará abriu inscrições para o seu primeiro edital de credenciamento de atividades artísticas e formativas nesta quinta-feira, 5. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de junho.

O edital convida artistas, arte-educadores e profissionais da cultura residentes do Ceará a apresentarem propostas para diversificar a programação do equipamento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os interessados devem ter cadastro no Mapa Cultural do Ceará, preencher a ficha de inscrição on-line e fazer o envio dos documentos de acordo com o edital completo disponiblizado.

Dia Mundial do Teatro: conheça equipamentos culturais em Fortaleza

Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, morar no Ceará há pelo menos dois anos e ter experiências comprovadas de no mínimo dois anos nas áreas de arte e/ou arte-educação, e possuir uma forma de receber pagamento via pessoa jurídica (como MEI ou CNPJ), com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) compatível à atividade proposta.

Cada proponente pode enviar até duas propostas, desde que sejam em categorias diferentes.

Leia no O POVO | Confira mais notícias e opiniões sobre quadrinhos

As propostas selecionadas irão compor um banco de projetos que será consultado pela equipe da Pinacoteca para formar a programação do equipamento ao longo de um ano.

No entanto, o texto do edital ressalta que o credenciamento do projeto não garante contratação imediata, mas sim a inclusão para futuras oportunidades, de acordo com a programação e orçamento disponíveis.

Proponentes podem se inscrever em quatro categorias:

  • Oficinas: aulas práticas e interativas de até 6 horas de duração total;
  • Cursos: atividades mais aprofundadas sobre temas de artes visuais e museologia com duração total entre 6 horas e 12 horas;
  • Vivências: experiências presenciais, imersivas e participativas para adultos e crianças com até 2 horas de duração;
  • Ações formativas acessíveis: atividades mais focadas em acessibilidade nas artes e educação em museus com até 2 horas de duração.

O edital ainda prevê a aplicação de políticas afirmativas no momento da contratação, buscando garantir a participação de pessoas de grupos historicamente sub-representados, como pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, negras, quilombolas, indígenas e residentes de comunidades específicas ou do interior do Ceará.

Além disso, as propostas devem contemplar requisitos de acessibilidade, garantindo que as atividades sejam acessíveis a diferentes públicos.

As propostas serão avaliadas em duas etapas: habilitação (análise da documentação) e avaliação. Uma comissão de seleção, formada por pessoas das áreas de artes visuais da Pinacoteca do Ceará e por possíveis parceiros de outros equipamentos culturais gerenciados pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, selecionará as propostas com base em critérios como consistência conceitual, acessibilidade, capacidade técnica de execução e potencial de impacto no campo artístico e cultural.


Edital de Credenciamento de Atividades Artísticas e Formativas para a Pinacoteca do Ceará 

Disponível para consulta AQUI.

Inscrições: até segunda-feira, 23 de junho
Etapa 1 - Habilitação das inscrições: de 24 a 27 de junho
Resultado preliminar da habilitação: 30 de junho
Pedido de recurso da Etapa 1: 1º e 2 de julho
Resultado dos recursos da Etapa 1: 3 de julho 
Resultado final da Etapa 1: 4 de julho
Etapa 2 – Avaliação e seleção das propostas: 7 a 14 de julho
Resultado final: 15 de julho

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar