Nobel de Literatura 2024 premia a autora sul-coreana Han Kang
Nobel de Literatura 2024 já tem seu vencedor definido. Conheça a autora sul-coreana Han Kang, ganhadora da edição.
O prêmio Nobel de Literatura 2024 foi concedido a Han Kang, autora das obras "A Vegetariana" (2007) e "Atos Humanos" (2014) . Conheça a vencedora deste ano e relembre os ganhadores anteriores.
A escritora foi laureada “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”, segundo nota divulgada pela instituição do prêmio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, foram entregues 116 prêmios de Literatura desde 1901, e apenas 17 mulheres foram laureadas.
Nobel de Literatura 2024: Han Kang é a vencedora do prêmio
Han Kang nasceu em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju antes de, aos nove anos, se mudar com sua família para Seul. Ela vem de uma formação literária, já que seu pai é um renomado romancista.
Além da escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a produção literária.
Han Kang começou sua carreira em 1993 com a publicação de uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade”.
Nobel 2024: conheça obras da vencedora do prêmio de literatura
Em sua obra, Han Kang confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana. "Seu estilo poético e experimental se tornou uma inovação na prosa contemporânea", diz Anders Olsson, presidente do Comitê Nobel.
Kang tem 11 obras publicadas, tendo iniciado a carreira como poetisa, em 1993. Sua estreia na prosa veio dois anos depois com a coleção de contos “Amor de Yeosu”.
O grande sucesso internacional foi o romance "A Vegetariana", de 2007. A história retrata as consequências violentas que ocorrem quando a protagonista, Yeong-hye, recusa a se submeter às normas de ingestão alimentar e decide parar de comer carne.
Em "The White Book" (2017), a sul-coreana retorna às origens poéticas. O livro é dedicado à pessoa que poderia ter sido a irmã mais velha do eu narrativo, mas que faleceu apenas algumas horas após o nascimento.
A relação da autora com histórias extremas também é explícita em "Lições de grego", livro de 2023. Na história, uma jovem que perdeu o poder da fala se conecta com seu professor de grego antigo, que está perdendo a visão.
Nobel de Literatura: ganhadores dos últimos anos
De 2019 a 2023, escritores de diferentes nacionalidades foram premiados com a honraria. Relembre os vencedores dos últimos anos e o motivo que os levaram a vencer o prêmio.
- Nobel de Literatura 2023: Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês laureado “por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.
- Nobel de Literatura 2022: Annie Ernaux, escritora francesa que recebeu a honraria aos 82 anos, premiada pela "coragem e acuidade clínica com que descobre as raízes, os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal".
- Nobel de Literatura 2021: Abdulrazak Gurnah, romancista tanzaniano reconhecido por sua escrita "empática e sem concessões dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados presos entre culturas e continentes".
- Nobel de Literatura 2020: Louise Glück, poetisa premiada pelo Nobel por sua “voz poética característica”. Louise faleceu em 2023, aos 80 anos de idade.
- Nobel de Literatura 2019: Peter Handke, escritor austríaco reconhecido na premiação por suas obras "repletas de ingenuidade linguística que exploram a periferia e a singularidade da experiência humana".
RELEMBRE os vencedores do Nobel de Literatura dos últimos 15 anos
Nobel 2024: os vencedores das outras categorias
Os anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 ocorrem de 7 a 14 de outubro. A premiação tem seis categorias: Medicina ou Fisiologia, Física, Química, Literatura, Nobel da Paz e Economia.
A honraria pode ser dividida por até três pessoas. No caso do Nobel da Paz, uma organização também pode ser contemplada.
Todos os anúncios dos prêmios serão transmitidos ao vivo no site oficial (nobelprize.org) e nos canais digitais oficiais do Prêmio Nobel.
Veja quais categorias já foram divulgadas e quais os vencedores:
- Nobel de Medicina ou Fisiologia 2024: Victor Ambros e Gary Ruvkun venceram o prêmio por suas pesquisas que descobriram o microRNA.
- Nobel de Física 2024: John Hopfield e Geoffrey Hinton foram os vencedores da categoria do Nobel de 2024 por suas pesquisas que permitem o aprendizado de máquina.
- Nobel de Química 2024: David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper venceram o Nobel deste ano por suas pesquisas que decifraram o código das estruturas das proteínas.
LEIA MAIS | Veja datas dos anúncios dos vencedores do Prêmio Nobel 2024
Nobel 2024: saiba mais sobre o prêmio
O Prêmio Nobel começou suas atividades em 1901, cinco anos após a morte de seu inventor Alfred Nobel. Em 27 de novembro de 1895, o sueco doou uma parte de sua fortuna para uma série de prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Essas eram as áreas em que ele mais se envolveu durante sua vida.
Em 1969, foi estabelecido o prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, criando uma nova categoria.
Desde 1901, os Prêmios Nobel não foram concedidos 49 vezes, sendo a maioria deles nos períodos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Conforme os estatutos da Fundação Nobel, "se nenhuma das obras em consideração for considerada da importância indicada no primeiro parágrafo, o dinheiro do prêmio será reservado até o ano seguinte. Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser concedido, o valor será adicionado aos fundos restritos da Fundação".
Além disso, a vencedora do Nobel de Literatura de 2018, Olga Tokarczuk, recebeu o prêmio com atraso de um ano, após a entrega ter sido cancelada devido a um escândalo de abuso sexual e crimes financeiros que afetou a premiação.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente