Centenário do Audiovisual Cearense homenageia Luiz Carlos Barreto

Centenário do Audiovisual Cearense homenageia a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto e lança a 34ª edição do Cine Ceará, no Cineteatro São Luiz

O Centenário do Audiovisual Cearense inicia a programação com uma homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy, no dia 19 de março, no Cineteatro São Luiz.

O evento, realizado em parceria entre o Cine Ceará, o Cineteatro e o Museu da Imagem e Som Chico Albuquerque (MIS), terá a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com programação realizada entre os dias 19 e 31 de março, 28 filmes da L.C. Barreto, produtora fundada por Luiz Carlos e Lucy, serão exibidos de forma gratuita.

Leia também | Filha de brasileiros, Camila Mendes protagoniza novo filme da Prime

"Dona Flor e Seus Dois Maridos", "O Quatrilho", "Bye Bye Brasil", "Terra em Transe", "Inocência" e "Memórias do Cárcere", além de "Bela Donna" e "Luzia Homem", que foram filmadas no Ceará, estão entre as obras que serão exibidas.

Centenário do Audiovisual marca o lançamento do 34º Cine Ceará

O evento vai marcar o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, que acontecerá de 21 a 27 de setembro no Cineteatro São Luiz.

A homenagem a Luiz Carlos Barreto, cearense nascido em Sobral, e a esposa Lucy, acontecerá dia 23. Na ocasião, o Cine Ceará concederá o Troféu Eusélio Oliveira à produtora L.C. Barreto, pelos 60 anos de importante atuação no audiovisual do país.

No dia 22, véspera da homenagem, Luiz Carlos estará no MIS para uma fala aberta ao público, das 18 horas às 19 horas, na praça do Museu. Em comemoração aos seus 60 anos de fundação, a produtora também ganhará homenagens em Nova York, Cannes e Berlim.

Leia também | Ana Cañas homenageia Belchior em show no Cineteatro São Luiz

O Centenário do Audiovisual Cearense

O Ceará comemora 100 anos da exibição do primeiro filme creditado a um cearense em 2024. Em 15 de outubro de 1924, Adhemar Bezerra de Albuquerque fazia sua estreia no extinto Cine Moderno, em Fortaleza.

A data foi instituída como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a Lei nº 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”

  • Quando: de 19 a 31 de março
  • Horários e mais informações: acesse a programação completa aqui
  • Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Audiovisual Cinema Centenário Luiz Carlos Barreto Vida&Arte cine ceara dia do audiovisual cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar