Projeto distribui livros e estimula leitura em municípios cearenses

Baú da Leitura existe há 17 anos e já distribuiu milhares de livros no Ceará. Agora, além de livros, projeto doa mobília para bibliotecas

Mais de 4200 livros e dezenas de mobiliários serão entregues pelo Projeto Baú de Leitura - Territórios no mês de junho. A iniciativa existe desde 2005 e desenvolve ações para estimular a leitura em todo o território cearense. Agora, o foco é atender comunidades e territórios originais e levar acervo em braile para os espaços de leitura.

A ação solidária é voltada para comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, terreiro de religião de matriz africana, assentamentos rurais, ciganos e ribeirinhos. O objetivo é fomentar novas bibliotecas comunitárias e incentivar a reflexão e o pensamento crítico. Segundo o coordenador geral do Baú de Leitura, Almir Mota, a escolha se deu por se tratar de povos atingidos pelo isolamento social, limitando seus acessos à saúde, alimentação, cultura e educação.

Agenda de junho

De literatura nacional à estrangeira, o baú reúne mais de 400 livros, com títulos para diferentes gostos. Para as ações deste mês foram priorizados livros alinhados às trajetórias das comunidades. Almir conta que a escolha dos livros passou por curadoria de acordo com a cultura do público atendido e contempla autores cearenses. “Foi a maneira de deixar o projeto a cara dos territórios”, finaliza.

Junho será um mês movimentado para o projeto, que pretende alcançar cerca de 2400 famílias através das ações. Os primeiros encontros ocorreram na última quarta-feira, 1, em um Centro Comunitário da Taíba e na sexta-feira, 3, no Conselho Indígena Tremembé de Itapipoca. Os próximos serão nas cidades de Canindé, Caucaia e Aquiraz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para garantir o acesso à leitura, o projeto ainda realiza a doação de dois kits de livros em braille, com 100 exemplares cada, para bibliotecas com atendimento especializado para cegos. Em parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, os kits serão doados a Biblioteca Municipal Capistrano de Abreu, em Maranguape, e na Biblioteca Municipal de Iguatu, no Centro Sul do estado.

Ações Ceará afora

Criado em 2005, o projeto Baú de Leitura busca democratizar o acesso ao livro e à leitura, pensando não apenas na doação dos exemplares, mas criando condições favoráveis para que as organizações sustentem suas ações de incentivo ao hábito de ler.

De lá pra cá já foram mais de 500 baús de livros Ceará afora, em ambientes diversos, como abrigos, orfanatos, bibliotecas comunitárias e escolas. Mesmo com a pandemia, o projeto continuou sua atuação e realizou ações nas praias do litoral de Fortaleza, como Poço da Draga e Pirambú.

Realizado pela ONG Casa do Conto, as ações foram mantidas com apoio institucional da Secult-CE, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de parceiros como a Enel. O calendário de ações e atualizações do projeto podem ser conferidos por meio do Instagram @casadoconto.

 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Livros BIBLIOTECA povos originários literatura vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar