Programas de acesso à cultura preveem ações em três cidades cearenses

Estão previstas ações de requalificação de espaços urbanos, construção de sala pública de cinema e atividades formativas

Três programas criados com o objetivo de proporcionar “transformação social e democratização do acesso à cultura e às artes” terão impactos em três cidades cearenses. Fazem parte do pacote os projetos Cine+, LAB Cidades Criativas e Escolas Criativas, que proporcionarão a Fortaleza, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara ações especiais, como intervenção urbana e ocupação cultural em espaços urbanos.

Na Capital cearense, uma praça - cujo nome será divulgado em breve - será requalificada pelo programa LAB Cidades Criativas, realizado pela Quitanda Soluções Criativas, pelo Instituto BR e pela Acidum Project em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Para a reestruturação do espaço, a ideia é utilizar técnicas de “urbanismo tático”, no qual “a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, é previsto o uso de “Retrofit”, modernização especial feita sem remover os elementos originais históricos e arquitetônicos dos lugares. Segundo os organizadores, as ações buscam valorizar “as territorialidades, a inteligência coletiva e melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno”.

Em Itapipoca, a população será agraciada com uma sala pública de cinema como parte das ações do programa “Cine+: cultura, educação e sustentabilidade”. O projeto busca democratizar o acesso à arte com a construção de salas cinematográficas em cidades com até 250 mil habitantes. A programação da sala terá primordialmente filmes autorais brasileiros relacionados aos direitos humanos e à educação.

Além disso, o programa prevê o estabelecimento do local como um espaço multiuso para atender os cidadãos em ações formativas e apresentações de várias linguagens artísticas. Outra ação planejada a partir do “Cine+” é a capacitação técnica e artística de 20 jovens do município. Eles serão formados em “Exibição Cinematográfica Independente”. Itapipoca também será alvo de ações do programa “Escolas Criativas”, que tem o objetivo de “promover maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa”.

Serão requalificadas as instalações físicas de escolas selecionadas e introdução de novas metodologias de ensino. Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, será contemplada novamente pela ação do “Escolas Criativas”. O lançamento dos programas ocorreu na última quinta-feira, 26, no auditório da Enel.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lab cidades criativas quitanda soluções criativas cinema itapipoca fortaleza jijoca de jericoacoara vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar