Governo do Ceará lança programa "Cientista Chefe da Cultura"
Programa une a universidade e a gestão pública para realizar projetos na área da cultura
Estreia no dia 10 de setembro o projeto "Cientista Chefe da Cultura", que promove a parceria da Universidade com a gestão pública para realizar eventos, projetos e ações na área da cultura. O evento de lançamento será exibido no Youtube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), amanhã às 9h. O programa inclui a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
O programa Cientista existe há mais de três anos e realizou ações em diferentes áreas, como segurança pública, educação, proteção social, infraestrutura e recursos hídricos. Neste ano, o projeto passa a atuar também na área da cultura, a partir do “I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura” com o tema “Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O Cientista Chefe da Cultura consiste na inovação da gestão pública e sua estruturação na eficácia da aplicação dos recursos e de seus resultados junto à sociedade e ao desenvolvimento do estado. Implica também em estabelecer processos e métodos na produção de conhecimento, informações, indicadores, resultados e impactos que possam qualificar as políticas culturais em suas dimensões simbólicas, econômicas e sociais na democratização do acesso aos bens e serviços culturais", explica o secretário Fabiano Piúba.
"Sim, cultura é economia, gera riqueza e movimenta o PIB nacional. Sim, cultura é cidadania, combate à pobreza e gera inclusão social. Sim, cultura é conhecimento, produz repertórios simbólicos, subjetivos, artísticos, acadêmicos ampliando a capacidade crítica e inventiva das pessoas na vida em sociedade", afirma. Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, concorda com a visão de Piúba. “A cultura precede a Ciência e é parte dela. São áreas interligadas, que se conectam a partir de aspectos como a criatividade, a inventividade, a diversidade e a curiosidade humana”.
"O projeto tem plena aderência com as finalidades e objetivos do Programa Cientista Chefe, articulando uma demanda da gestão pública com a pesquisa científica desenvolvida nas instituições de Ensino Superior em consonância com a Funcap. Mais do que isso, aplicará o conhecimento científico para o aperfeiçoamento das políticas públicas com as transferências de tecnologias e inovações com as entregas que serão realizadas. Não só ao final, mas em seu processo e desenvolvimento, o Cientista Chefe entregará um bem científico e acadêmico com elementos e condições para que a para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará possa tomar suas decisões, produzir melhorias, qualificar suas ações e investimentos e, principalmente, o benefício para a sociedade através das políticas culturais", destaca Piúba.
O diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares, acredita que o programa aproxima a academia e a administração pública e que a inserção da Cultura no projeto irá gerar resultados ainda melhores para a sociedade. "O pleno sucesso de ações de Inovação não costuma ocorrer sem que haja trocas e colaboração entre os agentes envolvidos. Portanto, a existência de um núcleo ativo no órgão público para interagir e receber as entregas é algo bastante valioso. Estamos entusiasmados e confiantes nos resultados que advirão da Inovação na Cultura do nosso Estado", diz o diretor.
Confira a programação:
I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura
MANHÃ (9h às 12h)
9h – Abertura
Custódio Almeida – Cientista Chefe da Cultura
Tarcísio Cavalcante Pequeno – Presidente da Funcap
Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Fabiano dos Santos Piúba – Secretário da Cultura do Ceará
9h30min – Palestra: Cultura, Inovação e Inclusão Social
Alemberg Quindins – Fundação Casa Grande – Nova Olinda – CE
10h30min – Debate com Fabiano Piúba e Custódio Almeida
TARDE (14h às 18h45min)
Primeira Mesa: 14h-15h15min
Conhecer para atuar: dados para inclusão no campo da cultura
Coordenação: Gecíola Fonseca – Instituto Dragão do Mar – IDM
Expositores: Miguel Franklin de Castro – Pesquisador do Projeto / Computação – UFC
José Carlos Lázaro – Pesquisador do Projeto / Administração – UFC
Segunda Mesa:15h20min – 17h10min
A Cultura entre a História, a Antropologia e o Direito: nas trilhas da inclusão social.
Coordenação: Lílian Lustosa – Secult-CE
Expositores:
Leandro Bulhões – Pesquisador do Projeto / História – UFC
Alexandre Vale – Pesquisador do Projeto / Antropologia – UFC
Gretha Maia – Pesquisadora do Projeto / Direito – UFC
Comentarista: Mariana Braga Teixeira – Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna – Secult-CE
Terceira Mesa:17h20min – 18h40min
Sobre as Políticas Socioculturais e o Financiamento da Cultura
Coordenação: Luísa Cela – Secult-CE
Expositores: Alexandre Barbalho – Pesquisador do Projeto / História – UECE
Ivânio Azevedo – Pesquisador do Projeto / Filosofia – UFCA
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.