Participamos do

Artistas lamentam morte do ator Sérgio Mamberti: "Defensor da cultura"

Artista estava internado desde o último sábado e deixa importante legado na cultura brasileira
09:29 | Set. 03, 2021
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Aos 82 anos, o ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada de hoje por falência múltipla de órgãos. O artista estava intubado desde o último sábado para cuidar de uma infecção nos pulmões. Com atuação no cinema, TV e à frente da gestão cultural, Sérgio deu vida ao personagem Dr. Victor, no programa infantil "Castelo-Rá-Ti-Bum", clássico da televisão brasileira. 

"A espinha dorsal é minha carreira do teatro, mas em torno disso temos o cinema, a TV e a entrada na política, ocupando cargos importantes dentro do Ministério da Cultura. Eu fui a primeira pessoa a fazer parte da Secretaria da Identidade e Diversidade, que foi a primeira no mundo", apontou o artista em notícia publicada na O POVO em maio deste ano, na ocasião de lançamento de sua biografia. 

Na manhã de hoje, o nome do artista figura como um dos mais comentados no Twitter. Ator e humorista, Marcelo Adnet destacou os ensinamentos de Mamberti: "Vai fazer muita falta este grandessíssimo ator! Obrigado Sérgio Mamberti!". Marcia Tiburi pontuou: "Ele vai falta na vida, na arte e na luta".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Armando Babaioff destacou papel estratégico de Sérgio para a classe artística: "Ele tinha consciência que nosso ofício era além palco, um ator incrível com diversos personagens memoráveis, era um defensor da cultura brasileira. Obrigado por nos permitir continuar realizando, vai fazer falta. Ô se vai. Que ano difícil!".

"Hoje partiu Sérgio Mamberti, nosso Tio Victor! Hoje partiu Sergio Mamberti um homem, um artista que lutou pelo progresso e desenvolvimento da nação brasileira, com as armas que tinha, a cultura e a arte! Fará imensa falta a sua força! Nosso coração doido se despede com muita dor e uma grande salva de palmas! Bravos, meu querido", lamentou o ator Cássio Scapin, que viveu Nino na série "Castelo-Rá-Ti-Bum".

Apresentador e ator, Luciano Amaral, que também contracenou com Sérgio no programa infantil, fez referência aos bordões do programa em sua despedida: "Descanse e brinque aí nas estrelas, Dr. Victor. Tenho certeza que vc será mto bem recepcionado pelo Etevaldo, pelo Mau e pelo Porteiro".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente