Ratchet & Clank: Uma nova dimensão para o playstation

Com várias novidades e alta qualidade, "Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão" mostra do que o Playstation 5 é capaz

Independente de quaisquer elogios de cunho técnico (e há muitos), "Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão" é uma explosão de simpatia e carisma, com momentos icônicos que com certeza agradarão tanto aos fãs quanto aos novatos na franquia. O jogo é um dos primeiros exclusivos de Playstation 5 que realmente faz inveja a quem ainda não tem o novo console da Sony.

Ratchet e Clank têm sido uma das duplas mais carismáticas dos games. Apesar de não serem tão famosos quanto certos encanadores italianos, no Playstation, os dois integram o grupo de mascotes da marca, com um apelo mais voltado ao público infantil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre um universo salvo e outro, ambos também serviram como plataforma para o desenvolvimento do talento e qualidade do estúdio Insomniac, responsável pela franquia desde a era do PS2 e que hoje integra o time de estúdios proprietários da marca Playstation.

A mais nova aventura da série "Ratchet & Clank" se inicia com nossos heróis curtindo uma merecida aposentadoria após os eventos do último game. Em um evento de comemoração de seus feitos anteriores, os dois são interrompidos por um de seus inimigos mais antigos, Dr. Nefarious, que invade a festa e rouba um dispositivo que cria buracos interdimensionais. Ao tentar impedi-lo, Ratchet e Clank são jogados em dimensões diferentes. É aí que a aventura realmente começa para ambos.

Uma novidade nesta edição é a introdução de Rivet e Kit, versões femininas de realidades alternativas dos protagonistas do game. Embora Ratchet e Clank tenham grande participação, a nova dupla rouba a cena e traz não apenas um ar de frescor revigorante, como também um grau a mais de diversão e carisma ao título.

A construção bem feita da narrativa possibilita a todos os personagens a mesma importância. A Insomniac conseguiu com brilhantismo acoplar ao enredo contextos pessoais de cada um dos quatro personagens, criando vários pequenos arcos narrativos, que, no final, se unem de maneira tocante e especial.

O loop da jogabilidade do título é focado na possibilidade de viajar entre duas dimensões diferentes de um mesmo espaço por meio de portais abertos pelo jogador em pontos específicos do mapa. A dimensão alternativa é similar à original, exceto por mudanças em acontecimentos e personagens, o que garante uma constante sensação de descoberta, já que o jogador é surpreendido por versões diferentes de personagens e cenários.

Apesar disso, o game não exagera na dose e não torna a história centrada apenas na mecânica interdimensional, impedindo-a de tomar conta da experiência. Na realidade, a mudança entre dimensões serve mais como um artifício para deixar o enredo mais inusitado e também para tornar os mapas do jogo mais interessantes.

Em termos visuais, o novo Ratchet & Clank é primoroso. A internet se viu repleta de comparações entre o game e o estúdio de animação Pixar assim que começaram a sair as primeiras análises do título. Qualquer um que assista um trecho de gameplay do jogo pensará duas vezes antes de não confundi-lo com o longa-metragem da mesma franquia, lançado em 2016 nos cinemas. Além dos belos gráficos, possibilitados pelo poder de processamento do PS5, o game apresenta uma direção de arte detalhada e muito bonita.

Outro ponto alto da experiência se dá pela variedade de armas, movimentos e elementos de gameplay aqui presentes. Tradicionalmente, os jogos da série têm focado em mecânicas de tiro em terceira pessoa e de plataforma. Em uma Outra Dimensão, mantém a tradição e a reforça com novas armas e maneiras de explorar o mundo ao seu redor.

Botas flutuantes permitem atravessar obstáculos e cruzar grandes espaços com velocidade. Habilidades magnéticas garantem novos ângulos de exploração e ganchos interdimensionais possibilitam movimentações instantâneas entre pontos do cenário, quase como um teleporte instantâneo de um canto ao outro. Clank e Kit - os dois robôs protagonistas -, além de movimentos específicos, ganham minijogos pontuais, com quebra-cabeças centrados em suas habilidades, que ajudam a reduzir a repetição e impedir a monotonia.

Uma das marcas registradas da série Ratchet & Clank é a ridícula quantidade de armas a seu dispor contra os inimigos do game. Aqui, além da variedade, o combate com armas de fogo ganha um novo aliado: o controle Dualsense. Seus gatilhos com sistema háptico oferecem um grau a mais de interação, uma vez que realizam ações diferentes a partir do quanto forte são pressionados.

Com a granada de explosão de estilhaços, por exemplo, pressionar o gatilho até a metade permite mirar a trajetória de lançamento do projétil. Ao pressionar por completo, o personagem lança o objeto na direção almejada pelo jogador. Além daquelas que oferecem vantagens táticas durante a jogatina, algumas armas claramente foram colocadas no game aparentemente por pura ironia ou apenas para divertir (o que é ótimo). O Irrigador Tóxico é um exemplo de arma assim. Com ele, o jogador é capaz de transformar os inimigos em arbustos artísticos.

Este estilo cômico se estende pelo jogo inteiro e agrega ao título um carisma muito especial. Seja em inglês ou na dublagem em português, a qualidade das vozes dos personagens é alta e torna cada sequência visual ou momento de jogo ainda mais parecido a uma animação à lá Pixar.

"Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão" é, sem dúvida, o maior motivo atual para se buscar um Playstation 5. Apesar de não ser o único exclusivo, oferece um conjunto de enredo, jogabilidade e qualidade audiovisual que surpreende e representa bem o potencial da nova geração de consoles.

Seu ponto de maior crítica talvez resida na ausência de piadas ou de um humor em geral mais adulto, algo presente em títulos anteriores da franquia, mas ausente neste. De qualquer maneira, há tantos jeitos diferentes de se entreter com este jogo que mesmo a falta de um tom cômico mais apurado não estraga de maneira alguma as horas de diversão nele presentes. "Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão" está disponível exclusivamente para o PS5.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ratched&clank game ps5 playstation 5 videogames

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar