Presidente da Fundação Palmares cria "acervo da vergonha" para livros

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, anunciou a medida após ser impedido judicialmente de retirar os livros do acervo

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, criou a sala “acervo da vergonha” para colocar os livros que define como “marxistas e bandidólatras”. Situação acontece após ele ter sido impedido judicialmente de excluir 300 obras do acervo.

“O Acervo da Vergonha está recebendo um tratamento VIP, como nunca houve nos trinta anos de gestões de esquerda. Trata-se de bibliografia imprestável para a Palmares. Mas somos civilizados! Não queimamos livros nem estátuas”, escreveu nas redes sociais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Para montar o Museu da Vergonha, na nova sede da instituição, precisarei dos livros vergonhosos e desviantes. Eles são o legado do passado sombrio da Palmares”, continua.

Entre os autores que se tornaram alvos da exclusão, estão Aldo Rabelo, Antonio Gramsci, Marilena Chauí, Karl Marx, Simone de Beauvoir, Lênin, Max Weber, Celso Furtado, Carlos Marighella e Marco Antônio Villa.

A ação é uma consequência do que ocorreu em junho deste ano, com a publicação do “‘Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista na Fundação Cultural Palmares (1988-2019)”.

O relatório tinha o objetivo de explicar a retirada de centenas de obras do acervo, apontando que há conteúdos “marxistas” e “militantes” que não condizem com a ideologia da instituição. A mesma ideia foi reforçada para criar a sala.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sérgio camargo fundação palmares presidente da fundação palmares livros livros do acervo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar