Guerra sem Fim: O POVO disponibiliza episódio para todo o público

O episódio "Refugiados Urbanos", primeiro da segunda temporada do documentário, pode ser visto pelos não assinantes gratuitamente

Os impactos das facções criminosas para a população cearense – a entrada para o crime, a expulsão de famílias, a sobrevivência de jovens nos territórios disputados pelos grupos armados – são assunto da série Guerra sem Fim, original do O POVO+, que chegou à sua segunda temporada. Para oferecer ao público uma amostra do documentário, O POVO liberou o acesso ao primeiro episódio desta segunda temporada para os não assinantes.

É uma oportunidade de conferir parte do documentário sobre a segurança pública no Ceará. O episódio “Refugiados Urbanos”, que aborda o problema de famílias cearenses expulsas de suas casas por facções criminosas nos territórios do medo, pode ser visto pelo link.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os jornalistas Demitri Túlio e Cinthia Medeiros, diretores da série, ressaltam que o formato audiovisual apresenta a problemática em tons mais reais do que a notícia lida, além de deixar mais acessível a compreensão das dimensões desse drama social, o que dá à série um caráter ainda mais relevante. “Essa ação voltada para não assinantes é uma oportunidade de dar um alcance maior a esse trabalho documental tão importante para nosso Estado. É um convite para que se conheça um pouco mais da rica produção que a plataforma O POVO+ vem disponibilizando para seu público, em diferentes linguagens narrativas”, afirma Cinthia.

Ela destaca o tom documental da série ao retirar da invisibilidade institucional a forma como os grupos criminosos organizados interferem na vida em áreas periféricas de cidades cearenses.

Para Vinícius Costa, analista de Assinaturas do O POVO, o acesso ao conteúdo será relevante para os leitores terem real noção do impacto das facções no Ceará, no cotidiano das pessoas e de suas consequências para o desenvolvimento dessas localidades e de seus moradores. Também para saberem como cada ator social (sociedade, polícia, político) se posiciona e cria formas de não só combater a criminalidade, mas também de dar segurança à população. "Além disso, a ideia de deixar o primeiro episódio disponível é fazer com que o leitor saiba da qualidade que tem as produções do OP+", enfatiza o publicitário.

Um vídeo especial com os bastidores da série também foi disponibilizado ao público. Os detalhes da experiência de entrar neste universo das facções podem ser conferidos pelo link.

A série Guerra sem Fim mergulha nas consequências para as comunidades e para as famílias da presença das facções. Os jornalistas Demitri Túlio e Cinthia Medeiros são produtores e diretores da série. A primeira temporada foi lançada em maio de 2020. A segunda foi publicada em julho deste ano. Todo o conteúdo está disponível no O POVO+.

Serviço

Episódio “Refugiados Urbanos” da série Guerra sem Fim liberado para não assinantes

Veja pelo link: https://materiais.opovo.com.br/gsf-ep1

Guerra sem fim

1ª temporada: https://is.gd/vOdtuc

Episódio 1: A onda de violência

Com fortes imagens das ações do terror criminoso de janeiro de 2019, o episódio detalha os bastidores que levaram à eclosão criminosa, as estratégias das facções (PCC, CV e GDE) e a reação do Estado para conter a onda de violência. O objetivo dos criminosos era declarado: colocar o Estado do Ceará em calamidade pública.

Episódio 2: Tribunais do Crime

O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?

Episódio 3: Caminhos do Crime

A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?

2ª temporada: https://bit.ly/3zft0J6

Episódio 1: Refugiados Urbanos

“Guerra sem Fim” olha para o cotidiano de terror de famílias cearenses expulsas por facções criminosas nos territórios do medo.

Episódio 2: GDE: como nasce uma facção

Saiba como a facção criminosa cearense GDE encontrou espaço para disputar territórios do tráfico de drogas com o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) em Fortaleza. O que a difere das demais? Como sua ação pôde ser percebida a partir de atos de violência?

Episódio 3: Juventude Sobrevivente

No último episódio de Guerra Sem Fim, quem conta a história são jovens que construíram outros destinos em meio ao contexto de violência imposto pelas facções criminosas em Fortaleza. Jardz, Jô Costa e Felipe Rima compartilham a experiência de usar a arte como principal arma de uma revolução social.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

guerra sem fim facções criminosas facções no Ceará o povo mais segurança no Ceará segurança pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar