Festival de Cannes: Jodie Foster elogia o "cinema feminista" de Almodóvar

A atriz e diretora americana Jodie Foster declarou nesta quarta-feira, 7, em Cannes que viu seu primeiro "cinema feminista" com os filmes de Pedro Almodóvar

A atriz e diretora americana Jodie Foster declarou nesta quarta-feira, 7, em Cannes que viu seu primeiro "cinema feminista" com os filmes de Pedro Almodóvar. Ela, que no dia anterior recebeu a Palma de Ouro Honorária das mãos do cineasta, considerou que o autor de "Dor e Glória" (2019) foi uma figura marcante para ela.

"Almodóvar é muito importante na minha carreira porque representa o primeiro cinema feminista que vi", disse ela em uma palestra organizada pelo festival. "Foi a primeira vez que vi filmes que falavam realmente de mulheres, de dentro da experiência feminina”, acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Estreias do cinema: Viúva Negra e 007 chegam no 2º semestre

Para a atriz americana, Almodóvar tem um "grande dom": "esse amor pelas mulheres". Isso o torna uma exceção entre os diretores que não conseguem se colocar no lugar de uma mulher e se perguntar "qual é a complicada e complexa experiência de ser mulher", insistiu.

A filmografia do diretor espanhol, presença habitual na Croisette onde já concorreu seis vezes à Palma de Ouro, mas nunca ganhou, está totalmente relacionada com o universo feminino. Tem "Mulheres à beira de um ataque de nervos" (1988) a "Julieta" (2016), passando por "Volver" (2006) e "Tudo sobre minha mãe" (1999).

Leia também | Novela "Sonho Meu" estreia no canal Viva na segunda, 12

Depois do parêntese de "Dor e Glória" (2019), seu filme mais autobiográfico, o diretor voltou ao seu tema preferido com "Parallel Mothers", recém-filmado e ainda não lançado, sobre duas mulheres que dão à luz no mesmo dia.

Nesta quarta-feira, Foster incentivou as profissionais do cinema a se dedicarem ao trabalho, sejam atrizes, diretoras ou técnicas. "Agora é a hora!", disse a cineasta, para quem existe atualmente "uma consciência, embora as coisas não tenham mudado completamente".

Leia também | Estreia em inglês de Karim Aïnouz terá Michelle Williams como protagonista

"É um pouco clichê dizer (para as mulheres) 'contem suas próprias histórias'". Mas "devemos nos perguntar 'é algo que eu carrego comigo?', em vez de tentar agradar os espectadores e produtores", insistiu diante de um auditório lotado.

Questionada sobre a paridade em Hollywood, Foster garantiu que "muitas coisas mudaram". "Quando comecei nessa carreira, não tinha mulheres (...) tinha uma maquiadora e a mulher que olha o roteiro", mas "não via outras mulheres. Isso mudou", concluiu.

Leia também | Festival de Cannes começa com o musical 'Annette' e muitas críticas

Duas vezes vencedora do Oscar, ela recebeu a Palma de Ouro Honorária na terça-feira, 6, 45 anos depois de pisar pela primeira vez em Cannes com "Taxi Driver" (1976), de Martin Scorsese. "Quem diria que aquela garota se tornaria a artista excepcional que é agora", disse Almodóvar ao entregar o prêmio a ela. Com o público de pé, Foster agradeceu e expressou seu "orgulho de pertencer à comunidade cinematográfica". (Esther Sanchez/ AFP)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jodie foster pedro almodóvar cannes festival de cannes festival de cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar