Participamos do

Inspirados em Bob Marley, David Ávila e Assun lançam novo single

Intitulada "5 minutos", a obra assinada pelos artistas estreará no YouTube e fala sobre importância de ressignificar a vida
18:18 | Mai. 12, 2021
Autor Martonio Carvalho
Foto do autor
Martonio Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os músicos cearenses David Ávila e Assun lançam neste sábado, 15, o single e o clipe “5 minutos”, primeira produção realizada em parceria pela dupla. A obra estreará no canal de Ávila no YouTube, às 5 horas, e estará disponível nas principais plataformas de streaming de música.

De acordo com os artistas, a música traz como referência o groove jamaicano e fala sobre a importância de ressignificar valores através dos nossos exemplos, palavras e ações. A letra e os arranjos da canção têm inspiração nas mensagens e composições de Bob Marley. O lançamento acontece na semana em que a morte do rei do reggae completa 40 anos.

Leia também | Mateus Fazeno Rock lança campanha de financiamento para segundo álbum

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Todos estamos carentes de humanidade e afeto nesse cenário de calamidade que vivemos hoje. Enxergamos nessa música a oportunidade de lembrar que precisamos respirar um pouco antes de tomar decisões. Apesar da realidade caótica, cabe a nós doarmos amor nas palavras, no olhar, na música, onde for possível”, comenta Ávila.

Segundo os músicos, a ausência de políticas de incentivo à cultura é um agravante durante a pandemia de covid-19 e fez com que parte da classe artística optasse por produções independentes. O processo de produção do single e do clipe foi custeado pelos próprios cantores e levou cerca de cinco meses para ser concluído.

De acordo com Assun, “a adaptação aos meios digitais tem sido fácil em alguns momentos e mais difícil em outros. Gosto do contato, do abraço, do aperto de mão, do olho no olho. O mais difícil é essa distância. A distância dos palcos e da energia das pessoas tem sido desafiador para mim”.

Leia também | Cainã Cavalcante celebra obra de Garoto em novo disco

Para Ávila, apesar dos desafios da pandemia de covid-19, a distância dos palcos também serviu como oportunidade para a classe artística investir em outras alternativas. “Existe um cenário no meio digital para ser explorado. O mundo inteiro consome conteúdo e eu tenho a possibilidade de atender parte dessa demanda. Por mais que ainda seja um projeto embrionário, hoje eu vejo a produção de conteúdo como um projeto de vida e de profissão”.

Outro ponto de destaque na produção, é a presença de um intérprete de libras no clipe. Os pais de Assun são surdos e o artista traz a acessibilidade como prioridade de suas produções. Segundo o cantor e compositor, essa é uma pauta que ainda precisa avançar no Brasil.

Leia também | Depois de 7 anos, Juçara Marçal anuncia novo disco solo

“Precisamos oferecer acessibilidade em tudo. Eu quero ver um intérprete de libras nos teatros, nas novelas, nos programas de TV e onde mais houver demanda. Desde que decidi seguir carreira solo, tenho investido na acessibilidade em todas as minhas produções. Não é justo que o público surdo não possa compreender as mensagens”.

Sobre os autores

Assun e David Ávila lançam single neste sábado, 15
Assun e David Ávila lançam single neste sábado, 15 (Foto: Divulgação)


David Ávila, 35, é cantor, compositor e produtor musical cearense. Autodidata, iniciou seu trabalho em 2003 com a banda Kayangaço e desde de então tem como principais influências o regga, o dub e a música brasileira. Possui dois EPs lançados em áudio e vídeo: "Guerreiros e poetas", de 2013, e "Varanda Mundo", de 2015. Com destaque para a obra "Águas de mamãe Oxum", do EP "Varanda Mundo", que também foi gravada por Lorena Nunes, e com ela, veiculada na abertura dos jogos olímpicos sediados no Brasil em 2016.

Assun, 34, é cantor, compositor e fomentador da cultura de Fortaleza. Participa ativamente da cena musical underground da Cidade, produzindo o festival S.A.L (Sessão de Arte Livre). Ficou conhecido por integrar a banda de reggae Donaleda, gravando três discos e um DVD no Rototom Sunsplash, maior festival de reggae do mundo em 2016, na Espanha. Em carreira solo, traz a acessibilidade em Libras como prioridade de suas produções. Sendo o primeiro artista de reggae bilíngue (Libras e português) brasileiro. O artista está gravando e produzindo seu primeiro álbum, previsto para o próximo ano.

Serviço:
Lançamento do single e clipe "5 minutos", de David Ávila e Assun
Quando: sábado, dia 15, às 5 horas
Onde: No YouTube e em todas as plataformas de streaming de música

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags