Projeto Palavras conversa com escritor e jornalista Xico Sá nesta terça-feira, 20

O Projeto Palavras transmite evento com Xico Sá nesta terça-feira, 20 de abril, às 19 horas, no pelo Instagram e no canal do Youtube da Secult

Desde o início do ano, o "Projeto Palavras" convida nomes da literatura cearense para realizarem atividades nas redes sociais. Entre bate-papos, contações de história, lançamentos de livros e recitais poéticos, a iniciativa busca democratizar o acesso à leitura. Com esse objetivo, o escritor e jornalista Xico Sá será o próximo convidado.

Na terça-feira, 20 de abril, às 19 horas, ele passará por várias temáticas que envolvem principalmente sua trajetória. Abordará, por exemplo, conteúdos relacionados a suas últimas publicações: “O Livro das Mulheres Extraordinárias”, da Três Estrelas, e “Sertão Japão”, de Casa de Irene.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Documentário em finalização traz histórias de dramistas no Ceará

A conversa, que será mediada pelo secretário da cultura do Ceará, Fabiano Piúba, também perpassa temas sobre política e leitura. Evento será transmitido no perfil do Instagram @palavras.projeto e no canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).

Xico Sá teve várias obras publicadas durante sua carreira. Um exemplo é a narrativa que mistura elementos autobiográficos e ficcionais “Big Jato”. Na história, ele escreve sobre sua adolescência e o início da vida adulta no Cariri.

Leia também | HQ mergulha na história do samba

O livro foi adaptado para o cinema e teve um filme homônimo lançado em 2016. Dirigido por Cláudio Assis, o longa-metragem mostra o menino Francisco, que costumava acompanhar o pai em sua jornada de trabalho como motorista do caminhão-pipa “Big Jato”.

Outros conteúdos de sua autoria são “Chabadabadá - O macho perdido e a fêmea que se acha”, “A pátria em sandálias da humildade” e “Os machões dançaram - Crônicas de amor e sexo em tempos de homens vacilões”.

Leia também | Batekoo: plataforma exalta a juventude urbana, negra e LGBTQIA+

Projeto Palavras

A iniciativa “Projeto Palavras”, realizada pelo escritor Almir Mota e pela contadora de histórias Júlia Barros, tem o objetivo de promover a democratização do livro para formar novos leitores. Apesar de focar em estudantes e professores da rede pública de ensino, também pretende atingir outros grupos.

Desde janeiro deste ano, conta com uma programação variada. Entre os convidados que já participaram, estão Alan Mendonça, Fernanda de Façanha, Raymundo Netto e Geraldo Amâncio. Projeto tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc.

Leia também | Álbum "Fortaleza Ilustrada" mistura letras e ilustrações para celebrar a Capital

Programação de abril

20/04
19 horas - Encontro com o autor Xico Sá

22/04
19 horas - Recital poético, com a CIA Criar Arte

27/04
15 horas - Oficina de desenho e histórias, com o ilustrador Rafael Lima Verde

30/04
19 horas - Encontro com o autor Mailson Furtado

Projeto Palavras com Xico Sá

Quando: terça-feira, 20 de abril, às 19 horas
Onde: no canal do Youtube da Secretarial de Cultura do Estado do Ceará e no perfil do Instagram @palavras.projeto

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

xico sá projeto palavras literatura secult secult-ce secretaria da cultura literatura cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar