Fotógrafo do O POVO é selecionado para publicação internacional sobre a pandemia

O livro documentário "Mirando con Calma" traz imagens feitas durante a quarentena por fotógrafos de diferentes países

Fábio Lima, repórter fotográfico do O POVO, participa do projeto “Mirando con Calma”, publicação internacional sobre fotografia na pandemia da Covid-19. São 100 fotógrafos de 19 países, resultando em 200 fotografias no livro documentário sobre o cotidiano das pessoas em meio a quarentena

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nascido em São Paulo no ano de 1971, Fábio iniciou sua carreira no fotojornalismo em 1994. Veio para Fortaleza em 1997, onde começou a trabalhar para o Jornal O POVO. Ao longo da carreira, cobriu eventos como o Festival de Cannes de filmes publicitários, as Olimpíadas de Sidney e, em 2014, a Copa do Mundo Fifa de futebol. Em 2020, venceu em primeiro lugar o Prêmio MPCE de Jornalismo na categoria de Fotojornalismo. No mesmo ano, também ficou em primeiro lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação, também na categoria de Fotojornalismo.

Leia também | Festival aborda direitos humanos por meio de atrações culturais

Há quase um ano, Fábio fotografa o cotidiano das pessoas na pandemia. Através do Instagram, ele fez um diário da quarentena e foi pela rede social que recebeu o convite para participar do livro. “É uma iniciativa muito importante. Aliás, todas as iniciativas individuais ou coletivas que abordem o tema Covid-19 são de extrema importância”, afirma Fábio.

O projeto foi idealizado pelo músico espanhol Rubén Nasville. A ideia surgiu em abril do ano passado, quando após 15 dias de quarentena, ele pensou em mostrar através de fotografias o que estava acontecendo em diferentes partes do mundo e o que as pessoas faziam durante tantas horas isoladas em casa. "A participação de Fábio foi fundamental em muitos aspectos e, principalmente, seu olhar captou muito bem o que infelizmente estava acontecendo", diz Rubén.

Fábio Lima, fotojornalista do O POVO
Fábio Lima, fotojornalista do O POVO (Foto: Alex Gomes)

Leia também | Festival de Performance Urbana do Ceará abre programação com seminário

"Mirando con calma" está presente no instagram e o livro está sendo vendido através do site do projeto. Os lucros serão doados à Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e de Família (SEMG) como parte da colaboração do projeto com a aliança Long Covid ACTS de grupos afetados pela Covid-19.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jornal o povo fábio lima fotografia vida e arte mirando con calma pandemia covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar