Morre o pianista Chick Corea, considerado um dos mais importantes nomes do jazz

Vítima de um câncer raro, Chick Corea havia descoberto a doença recentemente. Ele faleceu na terça-feira, 9 de fevereiro

O pianista, tecladista e compositor, Chick Corea, morreu nesta terça-feira, 9 de fevereiro, aos 79 anos. Ele sofria de um câncer raro, que havia sido descoberto recentemente. As informações foram divulgadas em sua página oficial no Facebook.

“Ao longo da sua vida e carreira, Chick desfrutou da liberdade e da diversão que se deve ter na criação de algo novo, e no jogo dos jogos que os artistas fazem. Foi um amado marido, pai e avô, e um grande mentor e amigo de tantos. Através do seu corpo de trabalho e das décadas em que passou a percorrer o mundo, tocou e inspirou a vida de milhões”, relatou o comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No texto, a equipe ainda revela uma carta que o artista deixou em vida, em homenagem aos fãs. “Quero agradecer a todos aqueles que, durante a minha jornada, ajudaram a manter os incêndios musicais acesos. É minha esperança que aqueles que têm uma tinta para jogar, escrever, executar ou não, o façam. Se não for por ti mesmo, então pelo resto de nós. Não é só que o mundo precisa de mais artistas, também precisa de muita diversão”, ele escreveu.

O pianista finalizou ao agradecer o apoio de seus amigos e familiares durante sua trajetória. “Foi uma bênção e uma honra aprender com todos vocês e tocar com todos vocês. Minha missão sempre foi trazer a alegria de criar em qualquer lugar que eu pudesse, e ter feito isso com todos os artistas que eu admiro muito - essa tem sido a riqueza da minha vida”, concluiu.

It is with great sadness we announce that on February 9th, Chick Corea passed away at the age of 79, from a rare form of...

Publicado por Chick Corea em Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Na buscar por sempre criar no meio artístico, Chick Corea deixou um legado extenso, principalmente, para o jazz. Nascido no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, ele lançou mais de 70 álbuns durante suas cinco décadas de carreira. Também recebeu 23 prêmios nos Grammy’s.

Após lançar dois discos de estreia, o solo “Tones for Joan's Bones” (1966) e “Now He Sings, Now He Sobs (1968), com Miroslav Vitous e Roy Hanes, o pianista integrou a banda do trompetista Miles Davis. Ao seu lado, tornou-se um dos precursores do jazz fusion, gênero musical que mistura o jazz com rock, R&B e funk.

Além disso, Corea formou bandas próprias. Return To Forever, por exemplo, contou com a participação de vários artistas - incluindo os brasileiros Flora Purim e Airto Moreira - e foi um grupo de jazz fusion que fez muito sucesso durante a década de 1970. Dez anos depois, em 1985, integrou o The Elektric Band, ao lado do baixista John Patitucci, do saxofonista Eric Marienthal, do baterista Dave Weckl e do guitarrista Frank Gambale. (Com informações da AFP)


Entre seus álbuns de destaque, estão “Circulus” (1970), “Crystal Silence” (1972), “Return to Forever” (1972), “The Meeting” (1983) com Friedrich Gulda, “Chick Corea Elektric Band” (1986), “Play” (1992) com Bobby McFerrin.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chick corea jazz EUA morte música

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar