Longa baiano e curta sergipano vencem principais categorias da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O documentário "Açucena", dirigido por Isaac Donato, foi escolhido o melhor longa da Mostra Aurora na edição do festival; "Abjetas 288", de Júlia da Costa e Renata Mourão, levou prêmio de melhor curta

O documentário baiano "Açucena", dirigido por Isaac Donato, sagrou-se como o grande vencedor da 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Entre os curtas, o sergipano "Abjetas 288", de Júlia da Costa e Renata Mourão, levou o prêmio de melhor produção. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 24ª Mostra Tiradentes (@universoproducao)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Açucena", que compôs a Mostra Aurora, conta a história de uma mulher de 67 anos que, há décadas, comemora o aniversário de 7 anos. Numa abordagem fragmentada e distante, o filme constrói o retrato da comunidade que orbita ao redor do evento. Já "Abjetas 288" se passa em uma distopia onde as amigas Joana e Valenza derivam pelas ruas de uma Aracaju do futuro.

Leia também | Tiradentes: filme "Açucena" promove acesso fragmentado e distanciado à protagonista-título

Outro longa da Mostra Aurora também saiu premiado: a diretora e roteirista Ana Johann levou o Prêmio Helena Ignez, oferecido anualmente a um destaque feminino da seleção, pela ficção "A Mesma Parte de um Homem". Entre os curtas, houve também outro vencedor: o mineiro "4 Bilhões de Infinitos", dirigido por Marco Antônio Pereira, levou o Prêmio Canal Brasil de Curtas.

Frame de Nũhũ yãgmũ yõg hãm: Essa terra é nossa!
Frame de Nũhũ yãgmũ yõg hãm: Essa terra é nossa! (Foto: reprodução)

 

Na Mostra Olhos Livres, o Troféu Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Jovem da edição, foi para "Nuhu yãg mu yõg hãm: essa terra é nossa!", dirigido por Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.

Leia também | Mostra de Cinema de Tiradentes: Olhos Livres e os tempos "do fim pra frente"

Dois filmes cearenses estavam em competição nesta edição de Tiradentes: o curta "Preces Precipitadas de Um Lugar Sagrado que Não Existe Mais", de Rafael Luan e Mike Dutra, e, na Olhos Livres, "Rodson (Ou Onde o Sol Não Tem Dó)", de Orlok Sombra, Clara Chroma e Clayton Xavier.

Um dos principais eventos de audiovisual do País, a Mostra foi realizada de maneira totalmente virtual em 2021. A organização soma mais de 550 mil acessos no site, onde era possível acessar a ampla programação.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mostra de cinema de tiradentes cinema brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar