Inscrições para editais da plataforma Arte Urgente estão abertas

Ações contemplam chamada para professores, projetos de grupos, coletivos e gestores, além de seleção de pesquisas para publicação em livro digital

Estão abertas as inscrições para as ações da Plataforma Arte Urgente, que tem como lema "A Cultura como Farol do Ceará". Com apoio a projetos de arte e cultura do Estado, formação e especialização de agentes da área e do público em geral, os editais contemplam quatro vertentes: Ateliês de Criação, Janelas Formativas, Agência de Futuro e Coleção de Saberes. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no espaço virtual da plataforma.

Por meio das chamadas públicas, o Arte Urgente tem o objetivo de potencializar as atividades dos agentes da economia da cultura. Com o fomento de oportunidades produtivas e de geração de renda, o intuito é contribuir para o enfrentamento dos desafios que a Covid-19 impôs ao setor cultural, uma vez que não se deve aglomerar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Arte Urgente é uma realização do Instituto BR, Quitanda Soluções Criativas e Laboratórios Culturais, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceara (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. Saiba mais sobre os editais:

Ateliês de Criação

Os Ateliês têm o intuito de oferecer formação artística e técnica, em que professores e estudantes trabalhem em parceria. A meta é o desenvolvimento de uma criação inédita, que realizará duas apresentações gratuitas. Seis montagens artísticas serão realizadas nas linguagens audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro.
Público-alvo: professores(as) interessados(as) em ministrar cursos técnicos.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 7 de fevereiro de 2021

Janelas Formativas

Nesta seleção, os proponentes ministrarão cursos livres de diferentes temáticas no campo da arte e da cultura. O Edital das Janelas Formativas tem duas categorias. Na primeira categoria, 80 cursos com carga horária de 20 horas serão selecionados. Já a segunda contempla 20 cursos com carga horária de 40 horas.
Público-alvo: Professores com interesse em ministrar cursos livres nas mais diversas áreas da Arte e da Cultura.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 12 de fevereiro de 2021

Agência de Futuros

Laboratório técnico de consultoria e assessoria jurídica, contábil, administrativa, de comunicação, marketing, plano de negócios, recursos humanos e prestação de contas. Ao final da imersão, os selecionados devem produzir materiais referentes ao conteúdo apreendido, como plano de marketing e de negócios. Projetos inscritos devem ser de música, artes cênicas e artes performativas.
Público-alvo: Grupos, coletivos, instituições e empreendedores culturais das áreas de música, artes cênicas e artes performativas já existentes, com interesse em participar do projeto.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 7 de fevereiro de 2021

Coleção de Saberes

A seleção contempla trabalhos originais, ainda não publicados, de pesquisadores cearenses ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos. Os trabalhos devem abordar temas ligados à arte e à cultura para serem publicados em livro digital. Neste edital, há duas categorias de participação: 17 propostas serão selecionadas na categoria trabalho acadêmico; 3 propostas na categoria não acadêmico.
Público-alvo: Pesquisadores(as) do campo da Arte e da Cultura no Ceará, com interesse em publicar a pesquisa em formato de livro digital, conhecido como e-book.
Inscrições: até às 23h59, no horário de Brasília, do dia 15 de fevereiro de 2021

 

Serviço

Editais da plataforma Arte Urgente

Onde: formulários on-line disponíveis aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

editais de fomento à cultura plataforma arte urgente lei aldir blanc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar