Podcast resgata histórias de grandes compositores da Era do Rádio cearense

"A Era do Rádio Cearense – Compositores", podcast realizado pelo músico e produtor cearense Olímpio Rocha, conta as narrativas de dez compositores que fizeram história entre 1930 e 1959

Olímpio Rocha, produtor cultural, letrista, poeta e compositor cearense, resgata a história do rádio no Ceará também por meio das ondas sonoras - mas na perspectiva do podcast. O projeto “A Era do Rádio Cearense – Compositores”, disponível na plataforma SoundCloud, conta narrativas de dez grandes compositores da era de ouro deste meio de comunicação no Ceará. Nomes como Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia, Luiz Assunção e Lauro Maia.

O rádio chegou ao Brasil em meados de 1920, trazido pelo historiador Roquette Pinto, mas foi em 1934 que surgiu a primeira emissora oficial do Estado: a Ceará Rádio Clube. Em dez episódios, Olímpio Rocha - dos discos “Um Quarto de Lua” (1994), “Artimanhas & Armadilhas” (2001) e “Visão Instrumental” (2004) - entrelaça curiosidades a músicas diversas do período de 1930 até 1959.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Fagner estreia na Biscoito Fino com álbum dedicado às serestas

Lauro Maia e Luiz Assunção foram dois desses grandes compositores do rádio. Suas histórias individuais até se confundem. Isso porque eles gravaram diversas canções e compuseram outras tantas marchinhas. Integraram o time de compositores dos bailes, blocos e cordões do Carnaval de Fortaleza. Foram homenageados, inclusive, em Escolas de Samba. Quando Lauro Maia passou a se dedicar à carreira no Rio de Janeiro, por exemplo, a Escola de Samba Lauro Maia foi rebatizada de Escola de Samba Luiz Assunção.

Olímpio Rocha já rememorou essas histórias em outro tempo. Em 2006, o músico produziu o disco “A Era do Rádio Cearense”, com os cantores Otávio Santiago, Guilherme Neto e as cantoras Ayla Maria, Marilena Romero, Salete Dias e Terezinha Silveira.

Com o recurso do podcast, muitas dessas narrativas podem ser difundidas a novos públicos. O projeto "A Era do Rádio Cearense - Compositores" foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Serviço

"A Era do Rádio Cearense – Compositores"

Onde: na plataforma SoundCloud

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

era do rádio no Ceará podcast histórias de compositores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar